Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

01/10/2019
Encontro do Coren-RS debate questões importantes relativas à saúde mental e Enfermagem



Evento lotou o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu, na sexta-feira (27/09), um grande evento para debater questões relevantes sobre saúde mental e Enfermagem: o I Encontro Gaúcho de Enfermagem de Saúde Mental, que lotou, durante todo o dia, o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Participaram estudantes e profissionais de Enfermagem. O evento foi todo transmitido ao vivo pela página do Coren-RS no Facebook. Os vídeos estão disponíveis para quem quiser ver ou rever (saiba mais no fim do texto).

A finalidade do Encontro foi discutir inovações e boas práticas na área da saúde mental, tendo a Enfermagem como protagonista, além de debater sobre a importância de cuidar de quem cuida. Nos últimos anos, o número de afastamentos de profissionais de Enfermagem em decorrência de problemas de saúde mental vem crescendo de forma preocupante. O evento, alusivo ao Setembro Amarelo, foi organizado pelo Coren-RS com o apoio do Grupo Técnico (GT) de Saúde Mental.

Na roda de abertura estavam o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza; a enfermeira Marilise Fraga de Souza, representando a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS); a conselheira Ivarlete França, representando o Conselho Estadual de Saúde (CES/RS); Uiasser Franzmann, membro do GT de Saúde Mental; a vice-presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), Teresinha Valduga; e a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Claudia Franco. 

Daniel agradeceu a presença das entidades representativas da Enfermagem e da saúde e ao GT de Saúde Mental por ter proposto o evento. “Este encontro está proporcionando uma reflexão sobre o trabalho da Enfermagem no segmento da saúde mental e, sobretudo, sobre a importância da saúde mental dos próprios trabalhadores da Enfermagem”, afirmou Daniel. 

Na sequência, houve uma palestra com a enfermeira doutora Luciane Prado Kantorski sobre Perspectivas da Enfermagem em Saúde Mental, com a mediação da conselheira Sandra Gawlinski. Luciane relatou experiências e boas práticas e ressaltou o quanto a Enfermagem é essencial nessa área da assistência, seja no acolhimento ou no tratamento.

Ainda pela manhã, sob a coordenação da enfermeira conselheira Nelci Dias, houve a apresentação oral dos oito trabalhos selecionados para a Mostra de Experiências Exitosas de Enfermagem na área de Saúde Mental. Eles foram avaliados por uma comissão julgadora, previamente estabelecida. A premiação ocorreu ao fim do Encontro. 

O trabalho que ficou com o primeiro lugar e a premiação de R$ 500,00 foi EDUCAÇÃO PERMANENTE DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: ESPAÇO DE (DES)CONSTRUÇÕES DE CONHECIMENTOS, de Lahanna da Silva Ribeiro; Émilly Giacomelli Bragé; Lauren Ruas Vrech e Annie Jeanninne Bisso Lacchini. O segundo lugar e a premiação de R$ 300,00 ficaram com VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE SUICÍDIO NO FLUXO DE ACOLHIMENTO DE UM CAPS AD III, de Ananda Ughini Bertoldo Pires e Rita Mello de Mello.

A Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem
À tarde, houve uma mesa redonda sobre A Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem, com o enfermeiro mestre Alan Rodrigues, membro do GT de Saúde Mental; o sociólogo mestre Helton Saragor de Souza; e a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, enfermeira Claúdia Mastrascusa.

Alan falou sobre números relacionados a adoecimento mental no Brasil e no mundo e estatísticas que mostram o avanço preocupante dos casos de suicídio. Ele citou, ainda, uma série de fatores que levam as(os) profissionais da saúde e, especialmente, da Enfermagem, a serem mais afetadas(os), como a sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, assédio moral e dificuldade de lidar com as emoções oriundas do contato com pacientes e acompanhantes, entre outros.

Helton reforçou os pontos citados por Alan e destacou, ainda, o quanto a mercantilização da saúde gera sobrecarga e intensificação nas jornadas de trabalho das(os) profissionais de saúde e de Enfermagem. Helton disse, também, que o déficit de profissionais de Enfermagem nos serviços de saúde é crucial para piorar esse quadro.

Cláudia, por sua vez, afirmou o quanto é importante a Enfermagem cuidar de si para poder cuidar do outro, do paciente. Ela trouxe questionamentos sobre a automação do cuidado prestado pela Enfermagem e do quanto a falta de humanização nas relações tem causado e agravado o adoecimento mental.

Veja abaixo como assistir ao Encontro via Facebook do Coren-RS:

Primeira parte da manhã – abertura e palestra com a enfermeira doutora Luciane Prado Kantorski sobre Perspectivas da Enfermagem em Saúde Mental
ACESSE CLICANDO AQUI

Segunda parte da manhã – Mostra de Trabalhos
ACESSE CLICANDO AQUI

Parte da tarde – mesa redonda sobre A Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem e entrega das premiações aos trabalhos da Mostra de Experiências Exitosas de Enfermagem na área de Saúde Mental
ACESSE CLICANDO AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


17/04/2024
Presidente do Coren-RS fala sobre desafios da Enfermagem em aula para estudantes da Unisc


16/04/2024
Coren-RS abre processo seletivo de estágio em Jornalismo ou Relações Públicas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS