Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

07/10/2019
Coren-RS dialoga com a Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul
Objetivo foi dar apoio em questões legais do exercício da Enfermagem, especialmente sobre protocolos

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve na sexta-feira (04/10), em Caxias do Sul, para dialogar com as(os) profissionais de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), especialmente as(os) que atuam na Atenção Primária. O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pelas enfermeiras fiscais Thais Longaray e Helen da Rosa.

O objetivo do encontro foi dar apoio às(aos) profissionais em questões legais do exercício da Enfermagem, especialmente no que se refere a protocolos de Enfermagem, e aproximar o Coren-RS da categoria. 

Em setembro, a SMS de Caxias anunciou a implantação de protocolo de Enfermagem que garante que enfermeiras(os) que atuam em postos de saúde do município possam receitar remédios e pedir exames de pacientes (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI). Inicialmente, esse atendimento está sendo voltado ao público infantil. Em breve, devem ser implementados protocolos de Enfermagem em outras áreas.

A medida foi motivo de contestação por parte Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, que foi imediatamente rechaçado pelo Coren-RS (LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI).

“A Enfermagem não quer tirar o lugar de nenhuma outra profissão. Aliás, a Enfermagem é uma das profissões com maior capacidade de trabalhar de forma colaborativa. E esse atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar é essencial na saúde”, ressaltou Daniel. Ele destacou, ainda, que os protocolos de Enfermagem estão descritos e previstos dentro do processo de trabalho da Enfermagem, plenamente respaldado pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (lei federal 7.498, de 1986).

O referido protocolo recém-implantado em Caxias passou, também, pela análise e validação da Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/ Primária do Coren-RS e da Plenária. “Os protocolos de Enfermagem qualificam o trabalho da Enfermagem; dão respaldo legal aos profissionais; e garantem um atendimento com mais qualidade e segurança para os usuários. Eles são necessários para todas as áreas onde há atuação da Enfermagem”, disse Daniel.

Em sua fala, Cláudia reforçou a necessidade de atualização constante dos protocolos de Enfermagem e do quanto é essencial que eles sejam encarados como uma política de saúde pública pelos governos.

Durante a conversa, diversas(os) enfermeiras(os) expuseram dúvidas e opiniões sobre a implantação dos protocolos. Todas(os) são unânimes na visão de que eles representam um grande avanço para a Atenção Básica de Caxias e para a profissão.

Encontro com o secretário de Saúde
Após a reunião com as(os) enfermeiras(os), as(os) representantes do Coren-RS se encontraram com o secretário municipal de Saúde de Caxias, Júlio Freitas, e com a enfermeira Adriane Borella, diretora da Atenção Básica. Daniel reafirmou a total legalidade dos protocolos de Enfermagem e deixou o Coren-RS à disposição para colaborar com o que for preciso. O secretário ressaltou que a implantação dos protocolos de Enfermagem na Atenção Básica é prioridade da SMS e agradeceu o apoio do Coren-RS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS