Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/12/2019
Coren-RS dialoga e presta apoio a profissionais de Enfermagem que trabalham na saúde do Estado



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) - representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pelas conselheiras Sandra Gawlinski e Úrsula Stüker, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pela chefe de Gabinete, Angélica Trinca - se reuniu na manhã desta segunda-feira (09/12) com profissionais de Enfermagem servidoras(es) do Estado. O encontro foi na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

As(Os) servidoras(es) apontaram as ações que vêm sendo tomadas para barrar a aprovação do pacote de reforma administrativa proposto pelo Governo do Estado. A medida prevê o fim do pagamento de avanços e vantagens por tempo de serviço e da incorporação de funções gratificadas às aposentadorias, além de aumento das contribuições previdenciárias. Ao todo, o documento enviado à Assembleia Legislativa dispõe de 117 regras do funcionalismo estadual que o governo do Estado quer alterar.

Além disso, as(os) profissionais enfatizaram as mazelas decorrentes dos contínuos atrasos e parcelamentos salariais, que vem ocorrendo há 47 meses e a falta de reposição salarial há cinco anos. As(os) trabalhadoras(es) ainda destacaram a preocupação com o desmonte dos serviços públicos e do SUS, fundamental para a saúde da população.

Diante do pacote, o Coren-RS manifesta que a proposta atingirá diretamente as(os) profissionais que trabalham na saúde do Estado. "Estamos à disposição da categoria, como espaço de apoio institucional. É o momento de aproximação e fortalecimento das(os) profissionais de Enfermagem do Estado. Não há como o Conselho não se posicionar, especialmente quando a sociedade está em risco”, afirmou Daniel.

Na reunião, ficaram acertados alguns encaminhamentos: a ida do Coren-RS a serviços de saúde para conversar e prestar apoio às(aos) profissionais (a exemplo do que vem sendo feito com as(os) trabalhadoras(es) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF - na Capital - saiba mais CLICANDO AQUI) e a formalização do pedido, por parte do Conselho e entidades, para realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater os impactos da reforma na saúde.

O Coren-RS seguirá acompanhando de perto a tramitação do projeto e agindo institucionalmente em apoio à Enfermagem e proteção da sociedade.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS