Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

12/03/2020
Cofen publica nota de esclarecimento sobre o Coronavírus (COVID-19)


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e a prevenção e combate ao novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. 
Conforme informam as autoridades sanitárias e de saúde federal e estaduais, há casos confirmados de pessoas infectadas com o novo Coronavírus (COVID-19), existindo riscos de elevados níveis de contaminação da população em geral.
Portanto, há a necessidade de reforçar as medidas educativas, de esclarecimentos e de proteção a todos os profissionais de enfermagem e a população em geral.
Neste sentido, o Cofen constituiu o Comitê Gestor de Crise (CGC) no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem com o objetivo de gerenciar questões inerentes às crises relacionadas à Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), acompanhando diariamente as situações relacionadas a esta pandemia, visando baixar recomendações e estratégias de atuação emergenciais, considerando as previsões do Ministério da Saúde e das Autoridades Sanitárias.
Destaca-se a relevância da Enfermagem na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por constituírem-se no maior número de profissionais da área da saúde, e serem a única categoria profissional que está nas 24 horas junto ao paciente.  
A pluralidade da formação do enfermeiro e sua posição de liderança na equipe, coloca o profissional de enfermagem como protagonista no combate a transmissão da doença.
Diante do atual cenário epidemiológico do país, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, preocupado com o bem-estar individual e coletivo, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde e das demais autoridades sanitárias.

AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Os quase 2.300.000 profissionais de enfermagem brasileiros atuantes nos diferentes níveis de atenção (básica, média e alta complexidade), tanto na rede pública quanto privada, compõem a linha de frente no combate e controle da propagação do novo Coronavírus (COVID-19).
Sendo assim, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem recomenda:
• Realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
• Evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde.
• Estimular a adesão e adotar as demais medidas de controle de infecção institucionais e dos órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Anvisa e Secretarias de Saúde).
• Apoiar e orientar medidas de prevenção e controle para o novo Coronavírus (COVID-19).
• Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).
• Manter-se atualizado a respeito dos níveis de alerta para intervir no controle e prevenção deste agravo.
• Estimular a Equipe de Enfermagem a manter-se atualizada sobre o cenário global e nacional da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), por meio de fontes de informação oficiais.
• Orientar e apoiar o uso, remoção e descarte de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da equipe de enfermagem de acordo com o protocolo de manejo clínico para a infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), conforme recomendação da Anvisa.
• Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e equipes assistenciais.

À POPULAÇÃO
Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19). 
Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo Coronavírus (COVID-19). Entre as boas práticas estão:
• Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz com a dobra do braço ao tossir ou espirrar ou utilizar um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.
Assim, ressalta-se para a equipe de Enfermagem a importância da constante atualização do conhecimento, utilizando-se de fontes oficiais, garantindo a produção, a inserção ou divulgação de informação verídicas e confiáveis de acordo com o disposto na atual legislação profissional.
O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem reconhece a relevância de cada profissional de saúde envolvido no controle do novo Coronavírus (COVID-19), e reitera seu especial agradecimento aos profissionais de Enfermagem que, incansavelmente, atuam para assegurar a saúde a toda a população brasileira.
Destaca-se o compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem de assegurar à sociedade uma assistência de Enfermagem ética, científica, segura e de qualidade, implementando ações junto às instituições de saúde visando a previsão, provisão e manutenção de insumos necessários a esta assistência.
Faz-se necessário que as autoridades públicas, formuladoras das políticas de saúde, dotem as unidades de saúde brasileiras de melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde desempenharem as suas atribuições com segurança para si próprio e para a população usuária.
Por fim, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem confia na competência e habilidade dos profissionais de enfermagem no enfrentamento desta pandemia e se coloca à disposição das instituições e autoridades sanitárias para contribuir diante deste momento crítico em que nosso país e o mundo enfrenta, certos que juntos alcançaremos resultados almejados no combate ao novo Coronavírus (COVID-19).

Brasília/DF, 12 de março de 2020.

Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS