Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/07/2020
Revista com resultados do Mestrado Profissional Cofen/Capes é lançada em live


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) produziu uma revista com o resultado da primeira etapa do Mestrado Profissional fruto do convênio entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid19), o lançamento da publicação ocorreu em live realizada nesta terça-feira, 14 de julho, na página do Coren-RS no Facebook. Gradativamente, a autarquia enviará a revista para todas as regiões do Estado.

Durante a live, as professoras coordenadoras do mestrado nas universidades gaúchas que ministraram o curso resumiram os resultados alcançados. “Esperamos avançar ainda mais na qualificação de profissionais, como foi nesta experiência ímpar que tivemos com o mestrado Cofen/Capes”, salientou a professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Sandra Maria Cezar Leal. “Ter profissionais da assistência junto conosco a gente se reorganiza e se atualiza, todos aprendendo juntos”, reforçou a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Emiliane Nogueira de Souza. “Foi uma oportunidade de destacar o trabalho da assistência na Enfermagem também no interior, que, às vezes, não tem a mesma visibilidade”, complementou a professora da Universidade Franciscana (UFN), Dirce Stein Backes.

O conselheiro federal Gilney Guerra de Medeiros também participou da live. Para ele, o mestrado vai resultar na prática, com avanço na profissão. “Estamos analisando todo o contexto da Enfermagem no Brasil e no exterior. Temos que avançar em diversas práticas, e o mestrado é um caminho para isso, possibilitando nos equiparar a outros países, como Canadá e Estados Unidos”, salientou. Para o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, ações como a do convênio Cofen/Capes trazem resultado para a população. “Qualificando a Enfermagem nós estamos qualificando o atendimento de quem precisa”, complementou.

A parceria entre Cofen e Capes foi firmada em 2016. Deu origem ao maior programa de financiamento de mestrado profissional do país. O acordo prevê a abertura de 500 vagas gratuitas em diversas universidades do país ao longo de cinco anos. O objetivo do Cofen é reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada existente e as necessidades da saúde coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira etapa já foi concluída e as inscrições para a segunda fase já estão sendo divulgadas pela UFCSPA e pela UFN (Unisinos lança edital em breve). Ao todo, serão 19 vagas.

Confira a live CLICANDO AQUI.
Confira a revista CLICANDO AQUI.    

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS