Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

16/09/2020
Coronavírus: Coren-RS doa 38,8 mil máscaras N95 e 715 escudos faciais a profissionais da Enfermagem



Nos últimos meses, equipes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) rodaram o Estado para colaborar com a proteção de profissionais da categoria frente à pandemia do novo Coronavírus (Covid19). De forma transparente, uma das bandeiras da autarquia, recursos que seriam usados na Semana da Enfermagem foram usados para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs). Os materiais foram distribuídos de norte ao sul, de leste a oeste, para colegas que atuam na linha de frente do combate à doença. Além de ajudar na proteção, foi uma forma do Coren-RS prestar contas às(aos) inscritas(os) sobre a forma a qual são investidos os recursos. Ao todo, foram entregues 38.880 máscaras do tipo N95, que dispõe de um maior poder de filtragem de partículas, e 715 escudos faciais de acrílico. Um vídeo foi elaborado sobre esta ação e você pode conferir CLICANDO AQUI.

“A medida foi importante por diversos aspectos. Pelo lado econômico, o Coren-RS e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) conseguiram comprar os EPIs com valor abaixo do mercado, em função da quantidade adquirida para distribuir no Estado e em todo o Brasil. Pelo lado da proteção, ajudou profissionais a terem mais cuidado no trato com a doença, frente às dificuldades que instituições estavam enfrentando para conseguir comprar materiais, principalmente o início da pandemia, onde os EPIs eram escassos ou supervalorizados no mercado”, explana o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza.

O dirigente e as equipes de fiscalização se dividiram para fazer a distribuição das máscaras e dos escudos em hospitais que estavam no mapa de leitos UTI Covid do Governo do Estado. A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Porto Alegre, também recebeu os EPIs. Ao todo, 76 serviços de saúde de 53 municípios foram contemplados. “Rodamos muitos quilômetros e encontramos as mais variadas situações, referentes às características de cada região. Além de colaborar na proteção, pudemos conversar com colegas da Enfermagem para saber quais os principais problemas enfrentados e que estratégias eram colocadas no combate à pandemia”, relata o presidente Daniel.

Apesar da distribuição de EPIs, o Coren-RS ressalta que a responsabilidade de fornecer esses materiais e de demais medidas de proteção são de gestores. “Ao mesmo tempo que fizemos esta ação, cobramos dos responsáveis o fornecimento de adequado de máscaras, aventais, luvas e outros equipamentos fundamentais para o exercício da Enfermagem”, destaca Daniel. O dirigente enfatiza que qualquer irregularidade sobre disponibilidade de EPIs ou referente ao não afastamento de profissionais que estão no grupo de risco devem ser comunicados ao Coren-RS por meio da Ouvidoria (CLIQUE AQUI para acessar o formulário). “Somente com a denúncia oficializada poderemos averiguar o que foi relatado e buscar a solução do problema”, frisa o presidente.

Municípios atendidos:
Alegrete
Bagé
Bento Gonçalves
Cachoeira do Sul
Camaquã
Campo Bom
Canguçu
Canoas
Capão da Canoa
Carazinho
Caxias do Sul
Cruz Alta
Dom Pedrito
Encantado
Erechim
Estrela
Farroupilha
Faxinal do Soturno
Frederico Westphalen
Garibaldi
Gramado
Gravataí
Ijuí
Lajeado
Montenegro
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Rio Pardo
Rosário do Sul
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santiago
Santo Ângelo
São Borja
São Gabriel
São Leopoldo
Sapiranga
Sapucaia do Sul
Taquara
Tenente Portela
Torres
Tramandaí
Três de Maio
Três Passos
Uruguaiana
Vacaria
Venâncio Aires
Viamão

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS