Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/09/2020
Após encontrar irregularidades, Coren-RS ajuíza Ação Civil Pública contra o HPS de Porto Alegre



Depois de inúmeras ações de fiscalização realizadas, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) encontrou recorrentes irregularidades no dimensionamento das equipes do Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Porto Alegre. Com o esgotamento das medidas cabíveis, como reuniões e apontamentos ao Ministério Público Estadual, à Vigilância Sanitária, ao Conselho Municipal de Saúde, entre outros órgãos, além das tentativas de diálogo com gestores municipais, a autarquia entrou com Ação Civil Pública (nº 5050478-17.2020.4.04.7100) contra o serviço de saúde. A medida tramitará junto à 5ª Vara Federal de Porto Alegre.

As irregularidades se dão em função do afastamento de 101 profissionais, de um quadro total de 457 trabalhadoras(es). Com isso, o déficit é considerado significativo e sobrecarrega empregadas(os) com remanejos e horas extras, além de banco de horas. Conforme a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, essa situação proporciona condições para ocorrência de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho. Além disso, facilita o aumento da taxa de absenteísmo, acidentes de trabalho, erros de medicação, exaustão e sobrecarga laboral.

"Considerando a Lei do Exercício Profissional, apenas um profissional assumindo a responsabilidade por um número elevado de pacientes prejudica a prestação de uma assistência segura e com qualidade, principalmente em unidades de maior complexidade”, frisa Cláudia. Para a coordenadora, é de suma importância um dimensionamento de pessoal adequado que possibilite um quantitativo de profissionais necessário para a realização das atividades assistenciais, cumprindo, desta forma, a obrigação ético legal da instituição e de colegas de zelar e assegurar, a pacientes, uma assistência de Enfermagem isenta de danos decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS