Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/09/2020
Após encontrar irregularidades, Coren-RS ajuíza Ação Civil Pública contra o HPS de Porto Alegre



Depois de inúmeras ações de fiscalização realizadas, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) encontrou recorrentes irregularidades no dimensionamento das equipes do Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Porto Alegre. Com o esgotamento das medidas cabíveis, como reuniões e apontamentos ao Ministério Público Estadual, à Vigilância Sanitária, ao Conselho Municipal de Saúde, entre outros órgãos, além das tentativas de diálogo com gestores municipais, a autarquia entrou com Ação Civil Pública (nº 5050478-17.2020.4.04.7100) contra o serviço de saúde. A medida tramitará junto à 5ª Vara Federal de Porto Alegre.

As irregularidades se dão em função do afastamento de 101 profissionais, de um quadro total de 457 trabalhadoras(es). Com isso, o déficit é considerado significativo e sobrecarrega empregadas(os) com remanejos e horas extras, além de banco de horas. Conforme a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, essa situação proporciona condições para ocorrência de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho. Além disso, facilita o aumento da taxa de absenteísmo, acidentes de trabalho, erros de medicação, exaustão e sobrecarga laboral.

"Considerando a Lei do Exercício Profissional, apenas um profissional assumindo a responsabilidade por um número elevado de pacientes prejudica a prestação de uma assistência segura e com qualidade, principalmente em unidades de maior complexidade”, frisa Cláudia. Para a coordenadora, é de suma importância um dimensionamento de pessoal adequado que possibilite um quantitativo de profissionais necessário para a realização das atividades assistenciais, cumprindo, desta forma, a obrigação ético legal da instituição e de colegas de zelar e assegurar, a pacientes, uma assistência de Enfermagem isenta de danos decorrentes de negligência, imperícia ou imprudência.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

20/06/2025
Profissionais de Enfermagem enfrentam obstáculos extremos para manter atendimento em hospital ilhado em Paraíso do Sul


20/06/2025
Fiscalização atuante: mais 13 serviços de saúde promovem adequações após serem notificados pelo Coren-RS


18/06/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Atributos da APS, oferecido gratuitamente pela UNA-SUS, está com inscrições abertas: saiba mais!


17/06/2025
Coren-RS promove oficina de qualificação na elaboração de pareceres técnicos das Câmaras Técnicas


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90480-165 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS