Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/12/2020
UFCSPA lança livro “Protocolo de Cuidados para Pacientes Adultos com ECMO”



A Editora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem lançaram o livro “Protocolo de Cuidados para Pacientes Adultos com ECMO". A publicação reúne recomendações baseadas em uma ampla e sistematizada revisão da literatura para enfermeiras(os) e outros membros da equipe assistencial que atuam no cuidado direto e indireto a pacientes adultos em uso de membrana de oxigenação extracorpórea (ECMO). O documento pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Em 2017, foi iniciado um estudo denominado de scopingreview, como etapa inicial para a elaboração deste material que incluiu artigos científicos, livros, manuais técnicos e materiais audiovisuais disponíveis online. A partir de então, foram reunidos enfermeiras(os) das principais instituições hospitalares de Porto Alegre, com reconhecida experiência no cuidado de pacientes com ECMO, tanto veno-arterial quanto veno-venoso, em ambiente de intensivismo. Os encontros possibilitaram a ampla e profunda discussão acerca de diferentes aspectos que permeiam o cuidado de paciente em estado grave, desde o preparo, a manutenção e o controle das condições clínicas, até a atuação profissional em situações de emergência, sejam referentes ao paciente ou ao circuito. Essas discussões possibilitaram o consenso entre enfermeiras(os) experientes para recomendar determinadas ações a partir do que foi encontrado na literatura e da possibilidade de aplicação prática nos cenários de cuidado.

Fonte: UFCSPA

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS