Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/12/2020
Politização das vacinas contra a Covid19 coloca em risco as(os) brasileiras(os)
Cofen cobra medidas enérgicas e imediatas para aquisição de vacinas, com base em critérios técnicos


O Brasil é um dos epicentros globais da pandemia de Covid19. Superamos o triste marco de 181 mil mortes por Covid19. Cada morte é uma perda inestimável. É o luto e a dor de uma família. Perdemos mais de mil trabalhadores da saúde, dos quais 469 são profissionais de Enfermagem, que seguem enfrentando seus medos, na linha de frente do combate ao coronavírus.

A vida não pode esperar. A politização da vacina coloca em risco os brasileiros. É o momento de unirmos esforços para a aquisição e aplicação de todas as vacinas com segurança e eficácia comprovadas, com aprovação ágil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um novo avanço da pandemia já é realidade, triste e preocupante, em todo território nacional, sem que jamais tenha sido alcançado o controle das transmissões. Causa estranheza e preocupação ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a divulgação, pelo Ministério da Saúde, de um plano de vacinação vago e impreciso, à revelia dos próprios cientistas que participaram da formulação.

É incompreensível a opção brasileira pela cobertura mínima na aliança global de vacinas contra a Covid19. Enquanto a vacinação tem início em países como o Reino Unido, o Ministério da Saúde anuncia para março o primeiro lote de vacina, de apenas 200 mil doses. É insuficiente para imunizar sequer 10% dos 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem registrados no Brasil, sem falar nos milhões de brasileiros que integram grupos prioritários, como profissionais de Saúde, idosos, imunodeprimidos, população indígena, entre outros. Faltam seringas, vacinas, insumos básicos para a aplicação, sem que o governo federal pareça dar-se conta de sua responsabilidade institucional, política e social.

O Brasil é referência mundial em vacinação, pela abrangência do seu programa de imunizações, capaz de garantir ampla cobertura vacinal, controlar epidemias e contribuir para a erradicação global de doenças. A atitude hesitante e muitas vezes hostil à ciência, flertando com o negacionismo frente à pandemia, vem contribuindo para uma redução da confiança da população brasileira nas vacinas, situação grave que pode trazer repercussões a longo prazo. Pela primeira vez no século, o Brasil não atinge meta para nenhuma das principais vacinas infantis.

Somos uma das poucas nações em desenvolvimento com base produtiva e tecnológica para a produção de imunobiológicos e vacinas, contando com centros de excelência como o Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e o Instituto Butantan, ambos diretamente envolvidos nos esforços globais para desenvolvimento de vacinas contra a Covid19. Ataques à Fiocruz e ao Instituto Butantan são um ataque à nação brasileira, à ciência e ao compromisso solidário que fundamenta o nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

Urgimos o governo federal a tomar medidas enérgicas e imediatas para a aquisição de vacinas, com base em critérios técnicos e não políticos, e para a aquisição de seringas, agulhas, refrigeração e toda a logística necessária para assegurar que a vacinação chegue o quanto antes aos brasileiros, iniciando com os grupos prioritários, sujeitos a maior risco e exposição.

Conselho Federal de Enfermagem

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS