Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

04/01/2021
Coren-RS pede providências ao MP e à prefeitura da Capital acerca de inadequações em postos de saúde



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) enviou nesta terça-feira (29/12/2020) ofícios ao Ministério Público do RS (MPRS) e à Prefeitura de Porto Alegre cobrando providências acerca de inadequações em unidades de saúde da rede pública da Capital. As irregularidades foram constatadas em inspeções fiscalizatórias feitas pelo Coren-RS ao longo do mês de dezembro, após o recebimento de denúncias via Ouvidoria.

As inspeções – e o pedido de providências por parte do Conselho – dizem respeito a unidades da Gerência Distrital Centro (UBS Santa Marta e Posto de Saúde Modelo); da Gerência Distrital Leste/Nordeste – LENO (Unidade Vila Jardim; Unidade Mato Sampaio e Unidade Bom Jesus) e da Gerência Distrital Noroeste/Humaitá/Ilha - NHNI (Clínica da Família IAPI). Nesses locais foram constatados subdimensionamento de profissionais de Enfermagem; inexistência de anotação de Responsabilidade Técnica; e ausência e/ou inexistência de enfermeiras(os) onde são desenvolvidas ações de Enfermagem. Todas essas circunstâncias afrontam as disposições contidas na Lei 7.498/86, do Exercício Profissional da Enfermagem, e demais diretrizes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“Mais do que o cumprimento da legislação, o Coren-RS exige que haja condições mínimas para que a Enfermagem possa prestar uma assistência segura e de qualidade à população de Porto Alegre. Os profissionais estão sobrecarregados, têm se afastado do trabalho, o que é um dano imenso tanto para a Enfermagem quanto para os usuários que precisam de atendimento”, diz o presidente do Coren-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza.

Além dos documentos enviados ao MPRS e à prefeitura, estão em andamento processos fiscalizatórios no Coren-RS, no âmbito administrativo. Há prazos para que a situação seja regularizada nas unidades de saúde. Caso contrário, o Conselho pode ingressar na Justiça.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS