Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

11/02/2021
Nota oficial: esclarecimento sobre a vacinação em Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público esclarecer questões ligadas à vacinação contra a Covid19 em profissionais de saúde realizada em Porto Alegre no sábado, dia 06 de fevereiro, em mutirão na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Cabe ressaltar, inicialmente, que as vacinas não são do Coren-RS e de nenhum dos conselhos, sindicatos e associações que participaram da ação. As doses são do Sistema Único de Saúde (SUS) e cabem aos governos a condução da Política de Imunizações.

Quanto ao mutirão, o Coren-RS foi convidado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) a participar. A Amrigs ofereceu sua estrutura física em parceria com o Coren-RS. Coube ao Conselho a organização e o chamamento de profissionais voluntárias(os) para aplicação das doses e, também, o cadastro de inscritas(os) que desejavam receber a vacina. A Amrigs se responsabilizou por todos os processos administrativos.

Para o Coren-RS, foi exigido da Prefeitura que as pessoas que fossem vacinadas estivessem atuando na área e que residissem na Capital e prioridade a quem tivesse mais de 60 anos e portadoras(es) de comorbidades.

O Coren-RS, no entanto, teve apenas um dia e meio para organização. Sabendo das necessidades da categoria, já que até esta quinta-feira, 11 de fevereiro, 556 profissionais de Enfermagem no Brasil, sendo 19 no RS, deram a vida no combate à Covid19, além de 47.996 casos reportados em todo o país, o Conselho agiu prontamente assim que teve as informações básicas disponíveis e divulgou efusivamente sobre a necessidade de que as(os) inscritas(os) acessassem o site do Conselho para se cadastrarem para receber a vacina contra a Covid19.

No entanto, os critérios utilizados pelos diferentes apoiadores da ação não foram iguais aos do Coren-RS, causando alguns transtornos. Isso já foi comunicado pela nossa diretoria à SMS/POA, pedindo transparência na metodologia que precisa ser aplicada, equidade e justiça para que profissionais, em especial as(os) da linha de frente, recebam a imunização. O Conselho e as demais entidades que participaram da ação na sede da Amrigs tentam reunião com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, até agora sem êxito. 

O Coren-RS ressalta que não admite atitudes como de furar a fila e incentiva que casos assim sejam denunciados por meio do link https://coronavirus.rs.gov.br/denuncia-fura-fila.

O Conselho quer vacina para todos e todas! Espera que profissionais da Enfermagem e demais colegas da saúde não só da Capital, mas de todo o RS, sejam urgentemente vacinadas(os), pois são a principal força no combate à pandemia. Estamos na defesa intransigente do SUS!

Coren-RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS