Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/05/2021
Dirigentes do Coren-RS fazem a defesa da categoria em programa da Rádio Guaíba



No Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participaram do programa Contraponto, da Rádio Guaíba. Na pauta, a Semana da Enfermagem 2021 e a luta da categoria pela aprovação do Piso Salarial. Apresentado por Fabiano Brasil, a transmissão teve a participação da presidente e enfermeira Rosangela Gomes Schneider, do conselheiro secretário e enfermeiro Antônio Tolla e da conselheira e enfermeira Sônia Regina Coradini.

Rosangela salientou que em 2021 a Semana da Enfermagem se tornou um momento de forte reivindicação. “Há anos celebramos esta data, de uma profissão que cresce dia após dia. Mas, após a pandemia, queremos ser valorizados, mais do que nunca”, enfatizou. A presidente destacou que a Covid19 fez com que a categoria ficasse mais conhecida. “Hoje, a sociedade sabe o que faz uma técnica de Enfermagem ou uma auxiliar, pois a categoria foi bastante exposta na imprensa, nas redes sociais. Apesar das dificuldades, precisamos aproveitar o momento para reforçar nossa luta por melhorias”, complementou.

A conselheira Sônia disse que a aprovação de pautas importantes, como o Piso Salarial e a jornada de trabalho de 30 horas depende de governantes e parlamentares, salientando que, ao mesmo tempo que existe uma mobilização positiva para a aprovação dessas medidas, também há movimentos contrários. “Já há autoridades afirmando que o estabelecimento de uma carga horária e de um piso salarial compatível com o trabalho da categoria pode quebrar as prefeituras e demais instâncias do Executivo. Temos que aprofundar essa discussão, pois certamente não será a Enfermagem que vai quebrar o país. Tem muito dinheiro disponível e que está sendo usado em outras situações, recursos que podem ser repassados a profissionais que tem dado o seu suor e não se furta a trabalhar”, exaltou.

Já o conselheiro Antônio destacou os anos de luta por aprovação de medidas que beneficiem as(os) trabalhadoras(es) da saúde, em especial da Enfermagem, e frisou a exaustão de profissionais antes e agora neste momento de pandemia. “Além do piso, a discussão por uma jornada de 30 horas também é necessária. Hoje, a Enfermagem não tem carga horária regulamentada, fazendo com que muitos colegas tenham dois empregos, deixando todos cansados em busca do próprio sustento. Isso, claro, impacta no atendimento à população”, declarou.

O Contraponto, na íntegra, pode ser conferido NESTE LINK. No dia 19 de maio, quarta-feira, o Coren-RS estará novamente no programa, desta vez destacando o trabalho de técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS