Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

19/07/2021
Coren-RS participa de reunião sobre fluxos de atendimentos a pacientes pós-Covid19 na Capital



A conselheira Sônia Regina Coradini representou o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) na reunião desta terça-feira, 13 de julho, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. A pauta foi a adoção de medidas multidisciplinares para o atendimento clínico, físico e mental de pessoas que estão enfrentando sequelas pós-Covid19.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou a proposta de fluxo ambulatorial para essas(es) pacientes. A porta de entrada principal será a rede de Atenção Primária, que fará o encaminhamento a partir de critérios estabelecidos, por meio do sistema de marcação de consultas para centrais de referência. Casos de alta complexidade serão avaliados pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Conforme a SMS, no dia 05 de julho começaram as atividades do primeiro ambulatório de reabilitação, localizado no Centro de Saúde do IAPI, com serviços de Enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, fisiatria, acupuntura, fonoaudiologia e educação física. Ainda segundo a Secretaria, em breve todas as unidades básicas da Capital terão condições de fazer as referências necessárias para os atendimentos pós-Covid.

Sônia questionou, durante a reunião, como será feito o plano de busca dessas(es) pacientes com sequelas e como será o retorno para continuidade do acompanhamento na rede básica das(os) atendidas(os) na média e alta complexidade. A conselheira perguntou, ainda, sobre quem está apoiando tecnicamente a rede básica, no que se refere à capacitação.

Também participaram do encontro representantes da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid19 (Avico Brasil); dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Fonoaudiologia e de Medicina; do Conselho Municipal de Saúde (CMS); do Sindicato Médico do RS (Simers); da Associação dos Servidores do HPS (ASHPS); do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV); do Grupo Hospitalar Conceição (GHC); da Santa Casa de Misericórdia; e do HCPA; entre outras(os).

O Coren-RS seguirá acompanhando a questão. Em breve, as(os) vereadoras(es) que compõem a Cosmam devem visitar o ambulatório de reabilitação do Centro de Saúde do IAPI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS