Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

29/09/2021
Coren-RS no 23º CBCENF: confira como foi a participação do nosso Estado
RS destacou, em seu estande, a importância de cuidar da saúde mental

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que neste ano ocorreu em formato híbrido (presencial, em Florianópolis – SC, e online), em função da pandemia de Covid19. O Coren-RS foi representado, de forma presencial, pela presidente, Rosangela Gomes Schneider; pelo conselheiro secretário, Antônio Tolla; pelas(os) conselheiras(os) Sônia Regina Coradini, Fernanda Borkhardt, Rosane Mortari Ciconet, Nilza Lourenço da Silva, Luciane da Silva, e Luiz Carlos Moraes; pela enfermeira Cinara Mauri dos Santos (indicada pelo Coren-RS para receber o Prêmio Anna Nery – SAIBA MAIS CLICANDO AQUI); pela ouvidora, Juliana Neves; pelo coordenador do Departamento de Fiscalização (Defisc), João Carlos da Silva; pela enfermeira fiscal Muriel Viegas Silva; pela chefe do setor de Comunicação e Eventos, Vanessa Drehmer; e pela chefe de Gabinete, Maria Angélica Trinca.

A abertura ocorreu na segunda-feira, 27 de setembro (SAIBA MAIS AQUI), e a programação seguiu até quinta-feira, dia 30. O objetivo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que organiza o CBCENF com apoio dos regionais, é consolidar o evento como um dos maiores congressos científicos do mundo e como o maior do segmento na América Latina.

Saúde mental foi destaque no estande do Coren-RS
A exemplo das últimas edições do congresso, o Coren-RS teve um tema oportuno no seu estande. Neste ano, mais uma vez o foco foi a saúde mental – tanto das(os) profissionais de Enfermagem quanto da sociedade em geral. O assunto já havia sido discutido pelo RS no CBCENF de 2019 (SAIBA MAIS AQUI).

No espaço do Coren-RS havia uma cortina do abraço – na qual as(os) pessoas puderam se abraçar em segurança, respeitando os protocolos sanitários vigentes na pandemia, e que foi bastante disputada –; placas para fotos com frases de encorajamento e de apoio; e um banner que sugeria alternativas aos cumprimentos tradicionais: como bater cotovelo com cotovelo e fazer um coração com as mãos.

O estande foi um grande sucesso e recebeu muitos elogios, principalmente por promover a sensibilidade e o afeto.

Palestras e reuniões
O CBCENF é momento de compartilhamento de conhecimentos, experiências e alinhamento de ações entre o Cofen e os conselhos regionais. Além da abertura, no dia 27, e de palestras e mesas redondas nesta terça-feira, dia 28, veja abaixo algumas das atividades de destaque das quais o Coren-RS participou no dia 29/09, quarta-feira:

- A conselheira Rosane assistiu à palestra "Contribuições da ciência para a saúde em tempos de pandemia". Ela fez uma fala, no momento reservado à participação do público. A conselheira reforçou a necessidade de a Enfermagem se instrumentalizar para conhecer, argumentar, auxiliar e contribuir para construir uma saúde melhor. "A aproximação da academia com os serviços de saúde é fundamental", afirmou.

- Houve uma reunião, pela manhã, entre as(os) conselheiras(os) do RS e a presidente do Cofen, Betânia Santos, para apresentá-las(os) à Betânia e tratar de assuntos administrativos. Na ocasião, também estava a enfermeira Cinara, indicada pelo Coren-RS para receber o Prêmio Anna Nery, dentro do congresso.

- Reunião com Eduardo Fernando de Souza, da coordenação do CBCENF, que explicou determinações sanitárias para o evento poder acontecer e todas as medidas de segurança de prevenção à Covid19, como: controle de entradas e saídas de participantes; o Centro de Operações de Emergência em Saúde (
Coes); triagem, credenciamento, entrada com uso de álcool em gel para higienização de mãos e medição de temperatura; testagem de todas(os) participantes até 24 horas antes do primeiro dia de CBCENF; espaçamento entre estandes; entre outras. Participou do encontro a Comissão de Gerenciamento de Crise do Coren-RS, composta pela ouvidora, Juliana; pela conselheira Sônia; pela chefe de Gabinete, Angélica; pelo conselheiro federal representante do RS e ex-presidente do Coren-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza; e pelo coordenador do Defisc, João Carlos.

- Sessão de debates científicos "Aplicabilidade das Práticas Integrativas e Complementares - PICs - em saúde em tempos de pandemia da Covid19". A presidente do Coren-RS, Rosangela, participou da mesa.

- Entrega do Prêmio Anna Nery (SAIBA MAIS AQUI).

Veja mais fotos da participação do Coren-RS no 23º CBCENF na página do Coren-RS no Facebook

*Publicado em 29/09/2021
*Atualizado em 01/10/2021


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS