Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

10/01/2022
Carta aberta à população: reivindicação da ampliação dos recursos públicos para atendimento às vítimas da Covid19



O Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid19, através das entidades e organizações que congrega, soma-se ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS) na defesa das orientações dos organismos internacionais e instituições de pesquisa de que as vacinas, associadas ao uso da máscara, distanciamento e higiene das mãos, são a melhor ferramenta disponível para combater a pandemia da Covid19. 

Nesse sentido, o CES/RS, em sua reunião ordinária de 16 de dezembro de 2021, emitiu Moção de Repúdio às manifestações contrárias à vacinação e ao passaporte vacinal ocorridas na Audiência Pública, promovida no dia anterior pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALRS).

Quando o espaço público do parlamento serve de palco ao negacionismo da ciência, à disseminação de notícias inverídicas e à promoção do obscurantismo, a cidadania exige nossa ação para impedir que a população seja, mais uma vez, mal informada e conduzida ao erro de não comparecer à rede de saúde pública, para receber todas as doses necessárias à imunização completa.

O Brasil é o segundo país com maior proporção de mortes pela Covid19 (288 mortes/100.000 habitantes) e o Rio Grande do Sul está acima da média nacional, com 317 mortes/100.000 habitantes. Por isso, é inaceitável qualquer movimento antivacina, como o ocorrido na referida audiência, ou a negativa de exigência do passaporte vacinal para ingresso no país, ou ainda a protelação do Ministério da Saúde na liberação da vacina para crianças de 05 a 11 anos, mesmo com pareceres favoráveis da Anvisa, cujo corpo técnico merece toda nossa solidariedade.

O princípio da precaução, indispensável em qualquer crise sanitária, orienta que sejam adotadas todas as medidas disponíveis para evitar a circulação do agente infeccioso, no caso o Coronavírus. Assim, o passaporte vacinal para utilização de espaços fechados, a agilização e ampliação da vacinação para redução da possibilidade de novas variantes, a testagem e as campanhas de esclarecimento à população sobre os benefícios das medidas epidemiológicas - bem como dos riscos de não aplicá-las - são condutas obrigatórias aos agentes públicos e governantes responsáveis com o inalienável direito à vida. No mundo, já são mais de 15 países que condicionaram a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal ao turismo, comércio, entre outros espaços públicos. 

O CES/RS, além da manifestação de repúdio citada, adotou as medidas institucionais de questionamento das irregularidades ocorridas na referida audiência pública. Cabe às entidades, organizações e movimentos formar uma imensa corrente de união em repúdio ao negacionismo e ao desamparo que gera, e em defesa de direitos e reivindicação de proteções ampliadas para o enfrentamento das consequências atuais e futuras dessa tragédia mundial. 

Para tanto, apoiamos os encaminhamentos da Audiência Pública da ALRS realizada no dia 13 de dezembro de 2021, sobre Impacto da Pandemia no Orçamento da Saúde 2022, reivindicando ampliação dos recursos públicos para atendimento às vitimas com sequelas da Covid19 e às demandas represadas das demais enfermidades; o que somente será possível com aplicação dos 12% da receita líquida em Ações e Serviços Públicos de Saúde, conforme Lei Complementar 141/2012.

ASSINE A CARTA CLICANDO AQUI.

Assinam:

Entidades / Movimentos Sociais:

1. CES/RS – Conselho Estadual de Saúde

2. Avico Brasil – Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19

3. Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça

4. Sergs – Sindicato dos Enfermeiros do RS

5. Sindifars – Sindicato dos Farmacêuticos do RS

6. Gapa/RS – Grupo de Apoio à Prevenção da Aids 

7. Sindisepe/RS – Sindicato dos Servidores Públicos do RS

8. CUT/RS – Central Única dos Trabalhadores do RS

9. CEAS/RS – Conselho Estadual de Assistência Social do RS

10. Coren-RS – Conselho Regional de Enfermagem do RS

11. Mops – Movimento Popular de Saúde 

12. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

13. Simpa – Sindicato dos Municipários de Porto Alegre

14. Conselho Estadual da Pessoa Idosa – CEI/RS

15. Reciclando a Cidadania em Rede Interdisciplinar – Instituto Redecriar 

16. Fetapergs – Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do RS 

17. RNP+Brasil/RS – Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS

18. Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas

19. Conselho Municipal da Saúde de Pinheiro Machado (RS)

20. Conselho Municipal de Pelotas

21. CRP/RS – Conselho Regional de Psicologia do RS

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS