Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

18/02/2022
Em live, dirigentes de conselhos e sindicatos falam sobre a liderança feminina na Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na tarde desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, live com o tema Liderança Feminina na Enfermagem. A atividade teve a participação da presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enfermeira Betânia Santos, que está em Porto Alegre na Reunião Ordinária de Plenário (ROP)  do Cofen que é realizada na capital gaúcha. Além de Betânia, a transmissão contou com a presidente do Coren-RS, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), enfermeira Cláudia Franco, e a vice-presidente do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda. A live pode ser conferida na íntegra CLICANDO AQUI.

Betânia lembrou que o protagonismo feminino na Enfermagem vem de muito tempo, como no trabalho de Florence Nightingale e de Ana Nery. No entanto, apesar dos avanços, a presidente do Cofen destacou que a representatividade ainda é muito baixa. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mulheres são 70% da força de trabalho no setor em todo o mundo. Porém, ocupam apenas 25% das posições de decisão. Além disso, ainda enfrentamos as jornadas dupla ou tripla de trabalho, sem contar os afazeres domésticos, que dificulta ainda mais ocuparmos esses espaços de liderança”, ponderou.

Para Rosangela, dados como esse justificam a necessidade de intensificar a luta pelo protagonismo das mulheres. “Tenho muito orgulho de estar onde estou, como presidente do Coren-RS, e de ajudar nesse movimento, de construção. Somos muitas e aqui, na live, temos lideranças importantes que estão nesta luta pela nossa profissão e pelo ‘ser mulher’”, enfatizou.

O papel dos homens nessa construção também foi ressaltado pelas dirigentes. Para Cláudia Franco, eles são fundamentais para dar a retaguarda necessária para as conquistas das mulheres. “Mesmo que eles não compreendam exatamente nossa luta, eles devem ser solidários para que possamos avançar”, ponderou. Claudete reforçou o fato de ainda vivermos em uma sociedade machista. “É difícil justificar, todos os dias, a razão a qual devemos estar nos espaços de liderança. Mas precisamos nos unir cada vez mais, acreditar que tudo é possível e ter a consciência de que olhar da mulher é diferente”, complementou.

As lives do Coren-RS ficam salvas no YouTube e no Facebook, podendo ser assistidas a qualquer momento. Acompanhe o Conselho nas redes sociais e fique atento aos temas que são debatidos.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS