Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/03/2022
Profissionais debatem papel da Enfermagem na Atenção Básica em Live do Coren-RS



A Enfermagem na Atenção Básica foi tema da Live do Conselho Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizada nesta terça-feira, 15 de março. Profissionais debateram o papel da categoria na Atenção Primária à Saúde (APS), destacando a importância das equipes multidisciplinares e do trabalho de prevenção, além do contexto vivido pela Enfermagem com a pandemia da Covid19 e da necessidade de constante busca por aprimoramentos. A transmissão está disponível na íntegra no Facebook e no YouTube.

A live teve a participação da técnica de Enfermagem e conselheira do Coren-RS, Úrsula Sander; da enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Fernanda Peixoto Cordova; e da técnica de Enfermagem da APS de Porto Alegre, Ana Rita Siqueira. Um dos tópicos mais citados pelas participantes foi a necessidade de constante atualização e busca por conhecimento. “Não se pode pensar que apenas quem tem graduação que pode ter especializações, por exemplo. O técnico e a técnica de Enfermagem podem ir em busca de capacitações, sendo 16 delas reconhecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)”, apontou Úrsula, destacando o texto da Resolução 609/2019.

A técnica Ana reforçou que o conhecimento reflete em um melhor atendimento ao usuário. “É necessário que as equipes se qualifiquem, buscando conhecimento científico”, complementou. Ela ainda destacou o protagonismo das equipes de Enfermagem no cuidado com as(os) pacientes, por meio da autonomia que as(os) profissionais da categoria têm. “Tiramos aquele foco da consulta médica e convidamos o usuário a mostrar sua demanda, inserindo ele no contexto da equipe multidisciplinar”, explicou.

FA técnica Ana reforçou que o conhecimento reflete em um melhor atendimento ao usuário. “É necessário que as equipes se qualifiquem, buscando conhecimento científico”, complementou. Ela ainda destacou o protagonismo das equipes de Enfermagem no cuidado com as(os) pacientes, por meio da autonomia que as(os) profissionais da categoria têm. “Tiramos aquele foco da consulta médica e convidamos o usuário a mostrar sua demanda, inserindo ele no contexto da equipe multidisciplinar”, explicou.

Fernanda destacou a importância do papel do Coren-RS em relação aos protocolos de Enfermagem, garantindo a autonomia de ações das(os) enfermeiras(os) e que as(os) profissionais da APS ainda têm o papel de conhecer o território onde atuam, destacando vulnerabilidades e as principais demandas daquela população. “É necessário identificar as situações de risco. Aquele idoso que mora sozinho, por exemplo. Será que ele tem risco de cair, de sofrer uma fratura, se está acamado e que cuidados ele precisa? Isso deve estar sempre no foco das equipes”, exemplificou.

Sobre a pandemia, as participantes da live destacaram que a Covid19 trouxe novos desafios, somando-se às demandas já existentes e que não pararam de existir. “As pessoas continuaram a adoecer com outras doenças, continuaram nascendo, morrendo e a APS, com o mesmo número de profissionais, lidando com a pandemia, com a vacinação e outras tarefas. Precisamos rever isso”, provocou Fernanda.

Todas as lives do Coren-RS ficam salvas na página do Conselho no Facebook e no canal no YouTube. Acesse e confira uma série de temas já debatidos e de relevância para a Enfermagem.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS