Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

03/05/2022
Coren-RS presente na apresentação do relatório do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres
Documento elencou série de desafios à vida e à saúde das mulheres no Brasil

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela presidente, enfermeira Rosangela Gomes Schneider, participou na sexta-feira, 29 de abril, da apresentação do relatório do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres elaborado pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS (para acessar o documento na íntegra, CLIQUE AQUI), dentro da programação do Fórum Social das Resistências (FSR) 2022, que ocorreu de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre. O evento foi transmitido pelo YouTube (para assistir, CLIQUE AQUI).

Os dados foram apresentados por Vanja Santos, presidente nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM) e coordenadora do Seminário. O relatório mostrou que, no momento histórico atual do Brasil – de aprofundamento das desigualdades sociais e de retrocessos em direitos conquistados –, as mulheres são as mais vulneráveis. No levantamento foram pontuados desafios para a vida e a saúde das mulheres, elencados e divididos em eixos.

Em sua participação, a presidente do Coren-RS salientou a importância dos dados do relatório para instrumentalizar a construção de políticas públicas. “Certamente, o Coren-RS é parceiro nessa luta, na Enfermagem somos 85% mulheres e 65% dessas, negras”, afirmou Rosangela.

Estavam presentes, ainda, o presidente do CNS, Fernando Pigatto; os(os) conselheiras(os) nacionais de saúde José Vanilson Torres (Movimento Nacional População de Rua - MNPR); Shirley Morales (presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE); e Edna Mota (conselheira do Coren-RO); a vereadora de Porto Alegre Daiana Santos, que é educadora social e sanitarista; e demais representantes do controle social e de entidades e movimentos da sociedade civil que atuam em prol da saúde e das mulheres.

Em sua fala, a vereadora Daiana salientou a necessidade da prevenção por meio de políticas públicas que promovam o cuidado, com a participação do controle social na sua elaboração e construção. “Quando eu descobri que tudo era saúde, vi porque a saúde me mobiliza tanto. Precisamos fortalecer os conselhos [municipais, estaduais e nacional de saúde], pois só o controle social faz a mudança. A aniquilação do indivíduo nem sempre é no físico, acontece muito no simbólico. Não podemos aceitar a morte simbólica”, afirmou.

O Coren-RS segue atento e lutando, ao lado de demais entidades, pela Enfermagem, pelas mulheres e pelo SUS. Chega de retrocessos e retirada de direitos!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do CNS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS