Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

14/06/2022
Presidente do Coren-RS participa de simulações 2º Circuito Urbano


Neste sábado, 11 de junho, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram o 2º Circuito Urbano, na Orla do Guaíba. O objetivo foi proporcionar uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados na Capital. A ação, que contou com atividades voltadas a pedestres, ciclistas e motoristas, chamou atenção do público que compareceu à região e vivenciou algumas experiências.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, esteve presente na atividade e ainda fez algumas simulações. “Na de embriaguez, usei um colete com peso, caneleiras e um óculos que distorce a visão. A sensação é assustadora e o risco de acidente, tanto como pedestre quanto motorista, faz pensar na nossa responsabilidade”, comentou a dirigente. Rosangela também participou inversão de papéis entre ciclistas e motoristas de ônibus. “É um simulador de ponto cego que mostrou que a noção de distância é muito menor. As bicicletas estavam quase encostadas no ônibus em que dirigi. No entanto, pelo retrovisor, pareciam estar mais distantes”, complementou.

Rosangela também acompanhou a simulação de resgate em acidente com vítima presa nas ferragens de um veículo, em um trabalho conjunto com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo a técnica de Enfermagem Leia Gonchoroski Machado de Melo e o condutor Flávio Eugênio Stein, além dos Bombeiros. Foi apresentado todo o processo, desde a chegada das equipes no local até a estabilização do veículo e avaliação para a retirada do paciente. Profissionais do Samu também realizaram ação envolvendo o socorro a ciclista vítima de acidente.

O circuito ainda teve outras ações educativas, como a simulação de capotamento para conscientizar sobre a importância do uso correto do cinto de segurança, dinâmica com a utilização de óculos de realidade virtual, experimentação de equipamentos que simulam as limitações enfrentadas pelos idosos, entre outros. Também fizeram parte do circuito a exposição de placas vandalizadas e recuperadas e a atividade escolar legal, que buscou orientar a população a respeito do que pais e responsáveis devem observar ao contratar um transporte escolar.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da Prefeitura de Porto Alegre)

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS