Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

15/06/2022
Coren-RS apoia manifestação de profissionais de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio


Profissionais do setor de Emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, realizaram na noite desta segunda-feira, 13 de junho, uma manifestação no uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores do município, em repúdio às agressões verbais e coações sofridas nas últimas semanas durante o trabalho. A atividade foi acompanhada de forma remota pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, e presencialmente pelo enfermeiro fiscal Fábio Meller da Motta.

A enfermeira Mayara Marques de Souza fez a leitura da Carta dos Profissionais da Emergência do HSVP (leia abaixo), destacando que a população procura o serviço de Urgência e Emergência sem que os casos se caracterizem como tal, gerando insatisfação das pessoas que procuravam o atendimento. “Todos pacientes são atendidos. Porém, em momentos de maior demanda, o tempo de espera pode ser maior. Usamos o Protocolo de Manchester, ferramenta que define quais são as pessoas que precisam de atendimento imediato”, relatou. “No entanto, temos medo de realizar o que simplesmente é de nossa competência e responsabilidade, o que pode acarretar, ainda, em agressões físicas”, reforçou.

O Coren-RS seguirá atento aos desdobramentos e, desde já, está apoiando as(os) profissionais do HSVP.

Carta Aberta dos Profissionais da Emergência do Hospital São Vicente de Paulo à Cogestão

Os profissionais do Serviço de Urgência e Emergência vêm através deste documento manifestar seu repúdio quanto às agressões verbais e coações que vêm sofrendo no exercício de suas atividades profissionais.

Prestamos nossos serviços neste setor com ética e dedicação, buscando atender as pessoas da melhor forma possível, através de ferramentas técnicas e conhecimento científico adquiridos em nossa formação.

Observamos que a população que procura o serviço, que de acordo com os protocolos de atendimento, não se caracterizam como atendimento de urgência ou emergência, gera um aumento expressivo do custo desse serviço. Com a alta demanda de atendimentos, com a demora do atendimento devido à superlotação, alguns usuários frequentemente abordam os profissionais de forma agressiva.

Acreditamos que estas atitudes são fomentadas de manifestações públicas em rede social e até mesmo na Câmara de Vereadores de Três de Maio.

Salientamos que em alguns casos, devido insatisfação, os usuários solicitam o comparecimento de servidores municipais, dos quais criticam a Emergência publicamente, para atender suas queixas atuais.

E afirmarmos que tal confronto não soluciona o problema do paciente, apenas gera força e empoderamento para que mais situações de conflito como estas aconteçam.

De tal forma, alertamos para o risco e o medo de sofrermos agressão física e manifestamos nossa insegurança em trabalhar neste serviço.

Com base nisso, solicitamos a cogestão reforço das portas de entrada, garantindo segurança dos profissionais.

Pedimos que avaliem este cenário de forma rápida para evitar que as situações supracitadas, entre a sociedade e os profissionais da Emergência, sigam ocorrendo.

Assim como almejamos que haja um posicionamento da instituição em defesa dos profissionais sobre os casos relatados em redes sociais, visto que na sua maioria não são verídicos ou não condizem com os relatos.

Ao mesmo tempo que pedimos apoio da Cogestão, fizemos o mesmo ao Sindicato dos Trabalhadores de Saúde e estão sendo analisada a possibilidade de uma manifestação pública da equipe em busca de reconhecimento, respeito e valorização aos colaboradores da Urgência e Emergência.

Desde já agradecemos a compreensão e aguardamos retorno.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS