Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

22/06/2022
Coren-RS marca presença em seminário sobre retrocessos na assistência ao parto no RS e no Brasil


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pela presidente, Rosangela Gomes Schneider; pelo conselheiro Fernando Mengue e pela enfermeira Rejane Seibel, membro da Câmara Técnica (CT) Saúde da Mulher – participou nesta segunda-feira, 20 de junho, do Seminário de Humanização do Parto e Nascimento do RS, que aconteceu na Assembleia Legislativa (ALRS), em Porto Alegre. O evento foi realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da ALRS e pela Associação de Doulas do RS (Adosul) – para assistir na íntegra, CLIQUE AQUI.

Com a participação de mais de 500 pessoas por meio virtual, oriundas de 60 municípios gaúchos e 25 de outros Estados brasileiros, o evento abordou, em três painéis, questões como a violência obstétrica, retrocessos na legislação que assegura o atendimento materno-infantil no Brasil e a Lei da Doula. A coordenadora da Procuradoria da Mulher, deputada Sofia Cavedon (PT), declarou que o propósito do encontro é valorizar as ações afirmativas de proteção às gestantes e aos bebês e somar forças para “resistir aos ataques ao direito das mulheres de terem um atendimento humanizado e digno”. Em sua opinião, a população vem sendo enganada pela disseminação de conceitos em relação ao parto, que significam apenas reserva de mercado.

Rosangela participou da mesa de abertura. Em sua fala, ela ressaltou o compromisso do Conselho na defesa das prerrogativas da Enfermagem e da sociedade, incluindo o cuidado à mulher e o parto humanizado, e disse ver com preocupação o retrocesso na assistência, citando como exemplo a nova Caderneta da Gestante, que traz informações totalmente desatualizadas e em inconformidade com as evidências científicas. “É importante esta discussão, é importante mostrá-la para a sociedade. Um parto seguro e humanizado traz um cidadão à vida com mais dignidade”, ressaltou.

O conselheiro Fernando falou dentro do primeiro painel. Ele citou o consenso do plenário do Coren-RS em torno da pauta da humanização do parto e a importância do dimensionamento adequado para que as(os) enfermeiras(os) consigam atender apropriadamente as demandas de consultas de pré-natal e realização de exames preventivos dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), que vem sofrendo com desmonte, terceirização e falta de investimento. A enfermeira Rejane participou ao fim do segundo painel - ela salientou a importância da decisão do Coren-RS que impediu a atuação das(os) profissionais da Enfermagem na manobra de Kristeller e posterior resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); dos avanços conquistados com a criação de planos e projetos que favoreciam a amamentação e a Rede Cegonha, contrastando com o desmonte atual de tais programas e políticas.

Para saber mais sobre o Seminário, ACESSE AQUI. A segunda parte do evento acontecerá no dia 27 de junho, de modo exclusivamente online.

É o Coren-RS em defesa do SUS, da Enfermagem e das mulheres!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da ALRS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


17/04/2024
Prestes a firmar convênio com os EUA, Cofen já ajudou 3.224 profissionais de Enfermagem vítimas de desastres


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS