Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/07/2022
Necessidade de maior atenção às vítimas da Covid19 é debatida em live do Coren-RS



Integrantes do Comitê em Defesa das Vítimas da Covid19 no Rio Grande do Sul participaram nesta terça-feira, dia 05 de julho, de live do Conselho Regional de Enfermagem do RS (Coren-RS) para debater a necessidade de dar maior atenção a quem se contaminou com a doença. A atividade teve a participação da enfermeira e conselheira Sônia Regina Coradini; do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), Claudio Augustin; da presidente da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO Brasil), Paola Falceta; e da coordenadora Nacional de Saúde da Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19, Rosângela Dornelles. A transmissão, na íntegra, pode ser conferida AQUI.

As(os) convidadas(os) reforçaram a importância da Enfermagem no atendimento à população na pandemia e que as(os) profissionais continuarão atendendo as pessoas acometidas pela doença, com diferentes níveis de comprometimentos (graves, moderados e leves). Sônia ressaltou o papel da categoria no combate à pandemia e enfatizou o compromisso social das(os) trabalhadoras(es) no diálogo com a população. “São colegas que podem e devem conversar com as pessoas sobre a Covid19, informando, defendendo a ciência e não sendo negacionistas. Temos que trabalhar com dados, com o que real. Essa é uma defesa do Coren-RS”, ponderou.

Quanto às sequelas, Claudio Augustin é um dos exemplos de pessoas acometidas pela Covid19 e que teve graves problemas. Desde 2020 está em casa, se alimenta por sonda e somente nos últimos dias que voltou a caminhar com ajuda de fisioterapia, dando cerca de 40 passos por dia. “Eu ainda tenho condições de ter essa assistência, mas quantas outras pessoas não têm isso?”, questionou. “Temos que nos adequar a uma nova realidade, que é uma realidade com a Covid19, onde toda a sociedade, em especial o Poder Público e os serviços de saúde, precisa estar adaptada e preparada para lidar com isso”, reforçou o dirigente.

A série de audiências públicas que são realizadas pela Assembleia Legislativa foi destaca pelas(os) participantes da live. Nos encontros, são coletadas informações de diferentes municípios dentro do contexto da pandemia. “Nestas atividades e em muitas outras ações, a gente confere que dados de pessoas recuperadas não conferem com a realidade. Muitas pessoas ficaram com sequelas, têm dificuldades de voltar à vida normal, e o Poder Público não oferece nenhuma assistência, nenhuma política pública efetiva para essa população”, destacou Paola Falceta. “Já temos um investimento baixo na atenção básica, com terceirização e precarização dos serviços, e isso prejudica o acolhimento às vítimas da Covid19”, complementou Rosângela Dornelles.

As lives do Coren-RS ficam salvas no Facebook e no YouTube para serem assistidas quando você quiser!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Jornalista Ronan Dannenberg

DRT/RS 13.181

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Dia dos Povos Indígenas: Cuidado qualificado de Enfermagem aumenta resolutividade da assistência e diminui vulnerabilidades


18/04/2024
Fiocruz lança guia de combate à desinformação para profissionais de saúde


18/04/2024
Coren-RS participa de reunião de alinhamento de tesoureiros do Sistema Cofen/Corens


17/04/2024
Nova diretoria do Cofen é eleita: Daniel Menezes é escolhido como vice-presidente e Manoel Neri retorna à presidência


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS