Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

30/11/2022
Piso Salarial: Câmara dos Deputados cria Comissão Especial da PEC da Enfermagem



A Câmara dos Deputados criou a Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Enfermagem 27/2022, que visa garantir a implementação do Piso Salarial da categoria. O grupo, constituído nesta terça-feira, 29 de novembro, será coordenada pela deputada e enfermeira Carmen Zanotto, tendo como vice o deputado Ruy Carneiro e como relatora a deputada Alice Portugal (confira a relação completa AQUI). “Estamos mais próximos de garantir a implementação do Piso”, comemorou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

A dirigente e demais membros do Cofen se reuniram com o deputado Ruy Carneiro nesta terça-feira e participaram da articulação da Comissão Especial da PEC 27/2022. “O Cofen sempre está presente, acompanhando o dia a dia dessa nossa luta e na saga do piso da Enfermagem”, disse o parlamentar.

A PEC 27/2022 prevê auxílio financeiro da União para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem para estados, municípios, Distrito Federal e entidades filantrópicas. A medida foi apensada à PEC 390/2014, que flexibiliza o teto dos gastos para permitir investimentos sociais em Saúde e Educação.

“Pedimos aos profissionais que continuem mobilizados e acionando seus deputados federais. O Cofen vem atuando desde o início junto ao Congresso Nacional, primeiro pela aprovação da Lei do Piso Salarial e agora por sua implementação. Seguimos acompanhando o tema junto aos deputados e a equipe de transição, para garantir, ainda neste ano, a implementação do Piso Salarial”, reforçou Betânia.

Conquista histórica da Enfermagem, a Lei do Piso Salarial, de autoria do senador Fabiano Contarato, foi aprovada por unanimidade no Senado e ampla maioria na Câmara, unindo parlamentares de diferentes matizes. O valor estabelecido é fruto de ampla pactuação e diálogo. A implementação da lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em ação direta de inconstitucionalidade movida por entidades patronais. O gabinete de transição sinalizou apoio ao Piso, em reunião na sexta-feira, 25 de novembro.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

15/04/2024
Ministra Nísia Trindade anuncia investimentos em Enfermagem na Saúde da Família


12/04/2024
Atento à superlotação em hospitais e Unidades de Saúde, Coren-RS acolhe demandas da categoria e cobra responsáveis


12/04/2024
Equipe de transição garante andamento de serviços e programas estratégicos do Cofen


12/04/2024
Coren-RS na Área: confira a agenda de atendimentos descentralizados de março a julho de 2024


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS