Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

31/12/2022
Cofen publica nota após despacho do ministro Barroso sobre a suspensão do Piso Salarial
Conselhos de Enfermagem seguirão articulando apoio com a Câmara e o Senado para que o piso conquiste sua efetividade


O ministro Barroso proferiu na noite desta sexta-feira, 30 de dezembro, um despacho solicitando ao Senado e à Câmara dos Deputados informações urgentes sobre a tramitação da lei federal que vai regulamentar a aplicação dos recursos previstos na Emenda Constitucional (EC) 127/2022, promulgada na última semana pelo Congresso Nacional.

O ministro aponta que a redação da emenda prevê a necessidade de uma legislação regulamentadora que esclareça o processo de transferência dos recursos para o pagamento do piso. A EC 127 é responsável por garantir recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso do setor público, das entidades filantrópicas e dos prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante da decisão do ministro Barroso, os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren) asseguram o compromisso de articular apoio com a Câmara e o Senado para que a referida lei regulamentadora possa tramitar de forma célere pelo Congresso Nacional. É importante ressaltar o massivo apoio que os parlamentares das duas casas legislativas têm ofertado à Enfermagem brasileira, cumprindo acordos e garantindo a aprovação dos projetos de interesse da categoria de forma quase unânime.

Fruto de ampla pactuação de consensos, o Piso Salarial é uma conquista histórica da Enfermagem. A garantia desse direito é um reconhecimento à importância da categoria para a saúde da população do país e não pode permanecer sobrestada. Com a promulgação da Emenda Constitucional 127, entendemos que foi alcançada a segurança jurídica requerida para o custeio do piso, sem criar novos impostos e despesas, apenas remanejando recursos de outras fontes para o financiamento do piso no setor público e filantrópico.

O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem vão continuar lutando com a diligência necessária, buscando solucionar este terrível impasse para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes sejam efetivamente reconhecidos e possam alcançar a tão sonhada valorização.

Ainda, seguiremos atuando sob o status de amicus curiae junto ao STF, somando esforços com deputados e senadores por meio do fornecimento de informações que corroborem para que para que a Lei 14.434/22, que assegura o piso em todo o território nacional, conquiste sua efetividade o quanto antes.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS na Área realiza 190 atendimentos em março


28/03/2024
Nota oficial: esclarecimentos sobre condenação por improbidade em gestão do Coren-RS de 2012 a 2015


28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS