Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

17/01/2023
Cofen e Coren-RS conhecem Programa Multiprofissional de Reabilitação Intestinal no HCPA


Representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e de Rondônia (Coren-RO) estiveram na sexta-feira, 13 de janeiro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na ocasião, foi apresentado às(aos) dirigentes o Programa Multiprofissional de Reabilitação Intestinal de Crianças e Adolescentes (PRICA). A comitiva foi recebida pela diretora de Enfermagem da instituição e professora de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a enfermeira Ninon Girardon da Rosa, e pela adjunta da Direção de Enfermagem e também professora da UFRGS, a enfermeira Lisiane Paskulin.

Pelo Coren-RS, estavam o presidente, enfermeiro Antônio Tolla, a conselheira secretária, enfermeira Sônia Regina Coradini, e o advogado Gabriel dos Reis Peña, representando a Procuradoria Geral. Pelo Cofen, estavam os conselheiros federais e enfermeiros Daniel Menezes de Souza (ex-presidente do Coren-RS nas gestões 2015-2017/ 2018-2020), Gilney Guerra e Márcio Raleigue. O presidente do Coren-RO, enfermeiro Manoel Neri, também esteve presente, além de representantes do Programa Melhor em Casa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, enfermeira Cristina Nunes Viana, e do Hospital Vila Nova, enfermeira Juliana Raphaelli de Souza.

Durante a reunião, cuja finalidade foi a apresentação e a contextualização do programa, a coordenadora do projeto, médica e gastropediatra Helena Goldani e a enfermeira Liege Godoy expuseram a metodologia utilizada pelas equipes de Enfermagem do hospital, que consta com o apoio do Fundo Nacional de Saúde. Helena apresentou os protocolos e o funcionamento do processo de avaliação para a Nutrição Parenteral Domiciliar (NPT), que ocorre desde o exame médico inicial, passando pela avaliação de familiares até a assistência de psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os).

Iniciado em 2014, o PRICA tem como principal objetivo a reabilitação intestinal de crianças e adolescentes a partir de métodos de capacitação de famílias e equipes domiciliares, visando a desospitalização segura de pacientes. “Esse era um momento muito esperado por todas nós. Agradecemos a visita do Coren-RS e do Cofen, que se dispuseram a conhecer o nosso trabalho e o tratamento de pacientes pediátricos em reabilitação intestinal”, disse Helena.

Ao final da apresentação do projeto, Antônio parabenizou as(os) profissionais pelo trabalho e salientou o papel de cada enfermeira(o) envolvida(o) no processo de construção do PRICA. “A partir de iniciativas como essa, é possível perceber o universo que a Enfermagem abrange, cada um e cada uma com a sua área e a sua importância”, destacou. Após serem esclarecidas todas as dúvidas sobre o programa, a equipe conheceu a Unidade de Internação Pediátrica Décimo Sul do HCPA.

Fonte: Setor de Comunicação de Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Carlo Amoretti
Supervisão: Joanna de Oliveira Ferraz (DRT/RS 12.176) e Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


22/04/2024
Coren-RS presente na abertura do 26º Congresso Brasileiro de Mastologia


22/04/2024
Conselheira do Coren-RS apresenta trabalho no Congresso Mundial de Nefrologia, em Buenos Aires


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS