Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

06/03/2023
Livro Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos será lançado neste dia 06



Será lançado nesta segunda-feira, dia 06 de março, às 18h, o Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A atividade ocorrerá no Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Misericóridia de Porto Alegre. A publicação foi desenvolvida por Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Dagoberto França da Rocha para levar informação às(aos) profissionais da categoria, já que cerca de 70% do pessoal que atua no processo da doação ao transplante é da Enfermagem.

A obra é pioneira e vem sendo organizada há muito anos, passando por diversas  reestruturações até ser concluída neste ano viabilizada pelos autores. O livro está disponível online e impresso para compra via site da editora. Simone, Kelen e Dagoberto buscam patrocinadores para ampliar o acesso ao maior número de interessadas(os). “Nos hospitais nos deparamos com profissionais que não sabem o que fazer. O manual é uma ferramenta para guiar e orientar”, resume a enfermeira Simone, autora e integrante da Organização de Procura de Órgãos 1, sediada na Santa Casa de Misericórdia. 

A capa da obra conta com a pintura de um menino que aguardava em lista de espera por um rim, mas que veio a falecer antes do transplante. O livro atende todas as etapas, desde nomenclaturas, potenciais doadoras(es), diagnóstico de morte encefálica, acolhimento e entrevista com famílias doadoras, como se dá a captação e transplante de cada órgão, logística, preparo do bloco cirúrgico, educação de profissionais de Saúde, administração, o que são as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott). 

A publicação foi tema de painel no projeto Cultura Doadora, dia 27 de fevereiro, iniciativa que tem parceria do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. O diálogo pode ser assistido CLICANDO AQUI.

Fonte: Cultura Doadora

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

24/04/2024
Participe: abertas as inscrições para a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS


24/04/2024
Atenção: prorrogado até esta quarta (24) as inscrições para concurso literário do Coren-RS


23/04/2024
Cofen lança publicação sobre Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem


22/04/2024
Coren-RS participa da primeira reunião de 2024 dos coordenadores de fiscalização


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS