Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

25/04/2023
Cofen recebe secretária de Vigilância e reafirma compromisso com vacinas
Enfermeira epidemiologista lidera a retomada na vacinação em massa no Brasil


Ethel destacou a importância do apoio institucional para recuperar a confiança na vacinação

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu nesta segunda-feira, 24 de abril, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. Doutora em epidemiologia, com pós-doutorado na universidade Johns Hopkins, a enfermeira lidera a retomada na vacinação em massa no Brasil e convidou o Cofen a compor câmaras técnicas, reinstaladas no novo governo.

“É uma honra ter uma enfermeira em uma secretaria tão importante”, parabenizou a presidente do Cofen, Betânia Santos, que reafirmou o compromisso com a vacinação, tema de ações permanentes do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais (Corens). A presidente recebeu da secretária o botom do Zé Gotinha, ícone da erradicação da poliomielite e das vacinas no Brasil.

Ao plenário, Ethel destacou a importância do apoio institucional para recuperar a confiança na vacinação. Relatório divulgado recentemente pelo Unicef indica que 1,6 milhão de crianças não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche, entre 2019 e 2021. “É preciso uma postura ativa de todos os conselhos profissionais contra aqueles que cometem crimes contra a saúde coletiva, com campanhas de desinformação”, afirmou Ethel.

Erradicação da malária – Após a reunião, a secretária embarcou para Belém (PA), onde participou de lançamento da campanha “Unidos Contra a Malária” nesta terça, 25 de abril, dia internacional de luta pela erradicação da doença. Foram registrados quase 44 mil casos em dois anos no Pará. “Nossa prioridade é preencher os vazios assistenciais. A Enfermagem tem um papel fundamental na detecção e manejo dos casos [de malária]”, disse Ethel, ressaltando que a profissão está presente em todos os municípios do Brasil.

Piso Salarial – Os conselheiros também pediram apoio da secretária Ethel Maciel no diálogo com a Presidência para superar o impasse da Lei do Piso Salarial. A lei, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), foi aprovada após ampla pactuação liderada pelos Conselhos de Enfermagem, mas a aplicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em ação movida por entidades patronais, até que se definam fontes de custeio. A luta pela efetiva implementação parece se aproximar ao fim, com o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) assinado no dia 19 de abril pelo presidente Lula.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

19/04/2024
Ex-conselheira do Coren-RS e enfermeira são homenageadas em Santa Maria


19/04/2024
Coren-RS participa de audiência com MPT sobre enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na saúde


19/04/2024
Conselho participa de audiência sobre medidas de prevenção para mulheres com alto risco de câncer de mama e de ovário


19/04/2024
Coren-RS prestigia Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS