Contato / Chat
LiveZilla Live Help
COREN-RS
Acesso do Profissional

CADASTRE-SE | LEMBRAR SENHA

Acesso à Informação
Página inicial >>> SERVIÇOS >>> Notícias

 versão para impressão

28/04/2023
Eleição dos Conselhos de Enfermagem terá programa contra fake news
Código Eleitoral do Sistema Cofen/Corens reconhece como infração ética a difusão de notícias falsas e adulteradas


Iniciativa foi apresentada pelo chefe da Ascom/Cofen, Neyson Freire

As eleições para os Conselhos Regionais de Enfermagem vão contar com serviço de checagem de fatos e combate à desinformação. O projeto, coordenado pela Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Enfermagem (Ascom/Cofen), foi aprovado por unanimidade pelo plenário em 26 de abril. A equipe será composta por membros das assessorias de comunicação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Corens) e do DTIC/Cofen, incluindo empregados públicos efetivos.

“Nosso objetivo é garantir que os profissionais tenham acesso a informações confiáveis para a tomada de decisão no pleito”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos. Conforme o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Corens, a divulgação de fatos inverídicos em relação a candidatos ou chapas eleitorais concorrentes às eleições dos Conselhos de Enfermagem constitui infração ética, podendo levar à desclassificação da chapa eleitoral se a divulgação se der por um de seus integrantes.

Com forte apelo emocional, as fakes news são mais compartilhadas do que as informações verdadeiras. Estudo feito por pesquisadores do MIT e publicado na revista Science quantificou a diferença em 70%, com dispersão significativamente maior de conteúdos falsos/apelativos.

“Assumimos a difícil tarefa de combater a infodemia, com base em metodologia usada em agências de fact-checking. Não podemos impedir completamente a difusão das notícias falsas sobre as eleições, mas podemos oferecer uma base confiável para a consulta dos eleitores, além de notificar e responsabilizar quem deliberadamente propaga notícias falsas”, afirma o chefe da Ascom/Cofen, Neyson Freire.

O serviço fará a checagem de informações suspeitas relacionadas às eleições, mediante encaminhamento por e-mail. A proposta adapta a metodologia já consagrada de politic check, em cinco etapas: 1. Recebimento do conteúdo; 2. Identificação da informação a ser verificada; 3. Verificação dos dados e fontes; 4. Identificação de possíveis vieses; 5. Conclusão e relato.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe esta notícia com outras pessoas:

Outras noticias

28/03/2024
Coren-RS lança Protocolo de Enfermagem na APS voltado ao pré-natal


27/03/2024
Coren-RS cobra gestores diante de frequentes casos de violência contra profissionais de Enfermagem nos serviços de Saúde


27/03/2024
Colegas da Enfermagem que são trans têm isenção de taxa para segunda via de Carteira Profissional


26/03/2024
Desafios éticos, econômicos e tecnológicos enfrentados pela Enfermagem global são tema do 26º CBCENF


 
 
Atendimento apenas por agendamento prévio. Clique aqui para agendar seu horário.
Av. Plínio Brasil Milano, 1155 - Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90520-002 - Fone (51) 3378.5500
©2016 - COREN-RS - Desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação do COREN-RS