O presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, se reuniu nesta terça-feira, 10 de fevereiro, com a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Cris Mesquita, e com a enfermeira Responsável Técnica (RT) da UPA 24 horas Francisco de Medeiros, Bruna Garcez. O objetivo do encontro, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi conversar sobre medidas de segurança na UPA – em janeiro, duas técnicas de Enfermagem foram brutalmente agredidas por duas pacientes (saiba mais CLICANDO AQUI).
Conforme a secretária de Saúde, até agora foram instaladas duas novas câmeras de monitoramento (em locais que eram “pontos cegos” e que as câmeras já existentes não captavam imagens) e foi fechado o portão lateral dos fundos do prédio. Está em andamento o processo de contratação de guardas para três postos de portaria; sendo estudada a possibilidade de instalação de “botão do pânico” (dispositivo de segurança, físico ou virtual, cujo acionamento alerta imediatamente a Guarda Municipal ou Polícia Militar); e que uma viatura da Guarda Municipal fique mais próxima da UPA e faça rondas mais constantes no entorno.
O Coren-RS seguirá acompanhando os desdobramentos da situação em Cachoeirinha. “É urgente que se fortaleça a discussão sobre a violência e não se coloque esse tema para baixo do tapete”, disse Antônio na reunião. O presidente da autarquia relatou que o Conselho vem percorrendo o estado, em visitas institucionais a diversos municípios, para tratar sobre a temática e pensar em soluções conjuntas.
Observatório da Violência
O Coren-RS tem o combate à violência na Enfermagem como uma de suas pautas prioritárias. Em 2025, lançou a campanha “Basta de Violência na Enfermagem”. Dentro das ações da campanha, está a plataforma digital “Observatório da Violência na Enfermagem” (para acessar, CLIQUE AQUI). O sistema está disponível de forma contínua, com o objetivo de registrar e monitorar episódios de violência contra profissionais da Enfermagem.
Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176