27/04/2026
Inscrições abertas: Coren-RS promove I Simpósio Gaúcho de Enfermagem na Saúde da População LGBTQIAPN+

O Coren-RS, por meio da Câmara Técnica (CT) de Diversidade e Equidade, realizará no dia 10 de junho o I Simpósio Gaúcho de Enfermagem na Saúde da População LGBTQIAPN+. O evento ocorre das 08h às 17h45min, no Auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS, em Porto Alegre, reunindo profissionais, estudantes e especialistas para debater avanços e desafios na construção de uma saúde mais inclusiva e equitativa. As inscrições já estão abertas CLICANDO AQUI. O evento é gratuito e com direito a certificado de participação.

Com caráter técnico-científico, o simpósio tem como objetivo fortalecer o acesso, o acolhimento qualificado, a formação profissional e a organização dos processos de cuidado na rede de atenção à saúde. A programação está estruturada em três eixos centrais: direito, acesso e acolhimento da população LGBTQIAPN+; educação e formação em saúde, medidas de inclusão e acolhimento da diversidade; e processos de cuidado na atenção às intervenções cirúrgicas.

Para o técnico de Enfermagem e coordenador da CT de Diversidade e Equidade, Edgar Vagner Moraes, o evento representa um marco importante para a profissão. “Falar sobre saúde da população LGBTQIAPN+ é falar sobre equidade, direitos humanos e qualificação do cuidado. A Enfermagem está na linha de frente e precisa estar preparada, técnica e eticamente, para acolher todas as pessoas com respeito, dignidade e competência”, destaca.

Submissão de trabalhos

O simpósio também abre espaço para a produção científica da Enfermagem, com submissão de trabalhos. O período para envio dos resumos vai de 24 de abril a 24 de maio, por formulário eletrônico DISPONÍVEL AQUI. Serão aceitos trabalhos nas modalidades de resultados de pesquisa, relato de experiência ou revisão da literatura, desde que vinculados a um dos três eixos do evento.

Os resumos devem ser estruturados, com até 5 mil caracteres, e conter introdução, objetivos e metodologia, resultados, conclusão e contribuições para a Enfermagem. A comunicação sobre os trabalhos selecionados ocorrerá em 03 de junho, por e-mail, e as apresentações acontecerão presencialmente no dia do simpósio, das 13h30min às 14h30min. Confira o regulamento completo NESTE LINK.

I Simpósio Gaúcho de Enfermagem na Saúde da População LGBTQIAPN+
Data: 10 de junho de 2026 (quarta-feira)
Local: Auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS (Rua São Manoel, 963 - bairro Rio Branco, Porto Alegre)
Inscrições: CLIQUE AQUI

Programação completa
08:00 – Credenciamento e café de recepção
08:30 – Cerimônia de abertura e pré-lançamento do Dossiê Redesignadas: mapeamento sobre repercussões da cirurgia de redesignação sexual em mulheres trans brasileiras
09:00 – Painel 1 – Direito à Saúde da População LGBTQIAPN+: desafios no acesso e no cuidado de Enfermagem, com Iuday Gonçalves Motta e Bibiana Veríssimo Bernardes. Mediação: Sondre Alberto Schneck
10:15 – Painel 2 – Educação e Formação em Enfermagem: caminhos para a inclusão e equidade, com Roberta Tavares, Matheus Souza Silva e Aline Aparecida da Silva Pierotto. Mediação: Paula Gonçalves Filippon
12:00 – Intervalo
13:30 – Apresentação de trabalhos científicos
14:30 – Painel 3 – Cuidado cirúrgico e população trans: o papel da Enfermagem nos processos de atenção, com Priscila Marques Cadaval e Laiza Simone Garcia Quadro. Mediação: Daiane Dal Pai
15:45 – Painel 4 – A Enfermagem no cuidado à diversidade no Brasil: experiências, políticas e práticas, com Danilo Martins Roque Pereira e Danylo Silva Guimarães. Mediação: Paulo Murilo de Paiva
17:00 – Encerramento – Enfermagem, diversidade e cuidado: construindo competências para uma prática inclusiva, com Nathan Santos do Amaral, e intervenção artística “Naturalizar para Cuidar - A Arte Drag como Expressão de Diversidade e Humanização”, com Cassandra Calabouço

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS



Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp