entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
26/01/2021
Enfermeiro fiscal relata experiência em Manaus com a Força Nacional do Cofen
A Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS) esteve em Manaus (AM) até sábado, 23 de janeiro, atuando diante dos sérios problemas no sistema de saúde no Norte do país em função da pandemia da Covid19. Participaram quatro conselheiras(os) regionais e 12 fiscais, entre elas(es) o enfermeiro fiscal do Coren-RS Fábio Meller da Motta. De volta ao Rio Grande do Sul, o profissional comentou que além de verificar questões relacionadas ao exercício profissional, foi um momento de escutar colegas da categoria. “O quadro é caótico no Amazonas e a Enfermagem tem sido protagonista em meio ao colapso sanitário”, relatou.

Fábio foi para Manaus em 18 de janeiro e, desde o início, encontrou um cenário terrível, com a superlotação dos serviços de saúde e alto quadro de mortes. “Estivemos ao lado de profissionais da Enfermagem, escutando suas histórias de luta frente a esse quadro caótico, o que nos sensibiliza muito e destaca o heroísmo da Enfermagem no enfrentamento à pandemia”, reforçou.

Conforme o enfermeiro fiscal gaúcho, a equipe também esteve atenta ao dimensionamento adequado de profissionais atuantes no combate à Covid19, ao quantitativo e à qualidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aos insumos. Fábio e toda a equipe ainda averiguaram condições de trabalho, aspectos técnicos e de segurança que podem repercutir na assistência a pacientes, além da identificação do exercício ilegal ou irregular e avaliar a organização dos serviços de Enfermagem. Após o levantamento das irregularidades, relatórios serão passados ao Ministério Público Estadual e demais órgãos para que sejam tomadas as devidas providências.

A presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, parabenizou Fábio e toda a equipe, destacando esta parceria do Cofen com os Conselhos Regionais no objetivo de proteger colegas e a população. “Estamos diante de uma situação terrível em todo o país e o Amazonas numa situação ainda mais complicada. Não podemos medir esforços em ajudar profissionais da categoria e a sociedade atingida pela pandemia e pelos problemas no sistema de saúde”, enfatizou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181
Galeria de fotos