24/03/2021
Coronavírus: conselheira participa de live sobre a imunização contra a Covid19

Maria Lucia (no canto superior esquerdo) durante a live
A conselheira e enfermeira Maria Lúcia Pereira de Oliveira representou o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em live realizada neste domingo, 21 de março, da Raízes Web Rádio. Na pauta, a imunização contra a Covid19. A transmissão foi conduzida pelo jornalista Carlos Mosmann e também teve a participação da médica Anita Lucas de Oliveira e do deputado federal Elvino Bohn Gass. O vídeo, na integram pode ser conferido CLICANDO AQUI

Maria Lúcia demonstrou sua preocupação e a do Coren-RS com os dados alarmantes referentes à pandemia. “Isso reflete no dia a dia dos profissionais”, ponderou. Conforme a conselheira, a Covid19 escancarou a falta de condições de trabalho vivenciada no cotidiano da Enfermagem. “Nesse sentido, o Conselho está acolhendo a categoria, acionando a Ouvidoria quando for necessário. Estamos trabalhando incansavelmente nas fiscalizações e precisamos continuar lutando com confiança, coragem e esperança”, destacou.

A enfermeira enfatizou que é urgente a vacinação de toda a população, o isolamento social correto e que todas(os) acreditem na ciência, respeitando o Sistema Único de Saúde (SUS). “Se o Governo Federal tivesse, no início, investido em prevenção, em testagem e em vacina em massa, talvez a situação estaria mais controlada hoje”, reforçou.

Maria Lúcia destacou, ainda, que o dia 21 de março é o Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial, data constituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Sharpeville. Dentro deste contexto, a conselheira ressaltou que a pandemia trouxe à tona as desigualdades vividas hoje em dia pelas pessoas que não têm acesso ao básico, como higiene para se prevenir do vírus.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)