entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
13/05/2021
PARTICIPE! Coren-RS realiza Semana da Enfermagem 2021 com foco na valorização de profissionais

Entre os dias 12 e 20 de maio, será realizado a Semana da Enfermagem 2021. Uma série de atividades online foram organizadas e programadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no objetivo de debater a necessidade de reconhecimento da categoria. O trabalho de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares ganhou visibilidade durante a pandemia da Covid19, porém ainda sem a valorização devida a essas(es) profissionais.

A Semana da Enfermagem 2021 contempla um circuito de cursos e palestras online, tudo gratuito e com certificado, com temas diversos que estão dentro do contexto da categoria.  Não é necessário fazer inscrição! As transmissões terão a duração de uma a duas horas e ocorrerão tanto pela página do Coren-RS no Facebook e quanto pelo canal do Conselho no YouTube. Confira a programação abaixo.

Para a enfermeira e presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, sempre é tempo de celebrar a Enfermagem, e não apenas no mês de maio, sendo 12 o Dia das(os) Enfermeiras(os) e, 20, das(os) Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem. “No entanto, queremos aproveitar o momento de visibilidade, aliado às datas que celebram a categoria. Não somos heroínas e heróis, somos feitas e feitos de carne e osso. A maioria de nós está exausto, trabalhando direta ou indiretamente no combate à pandemia do novo Coronavírus”, destaca.

A dirigente enfatiza a que a Enfermagem é uma das mais numerosas categorias do país, com mais de 2,4 milhões de profissionais atuando no Brasil. “Agradecemos as homenagens e as palmas nas janelas, mas queremos e merecemos muito mais. Precisamos estar juntos e trazer a sociedade conosco para dar voz às nossas reivindicações”, frisa. Entre as pautas, Rosangela cita o Piso Salarial Nacional, que tem Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional. Também em Brasília, outras pautas estão emperradas há anos, como a jornada de 30 horas semanais e o descanso digno.

Além dos cursos e das palestras, o Coren-RS lançará uma revista online e um documentário retratando o dia a dia da Enfermagem, o lado humano e a qualidade na assistência prestada, também com foco na busca de valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado por profissionais em defesa da vida.

Confira a programação dos cursos e das palestras:

12 de maio - quarta-feira

16h - Saúde mental da Enfermagem: como ser resiliente para lidar com os desafios da profissão

Ministrantes:
Alan Rodrigues: enfermeiro doutorando em psiquiatria e ciências do comportamento (UFRGS); mestre em Enfermagem em Saúde Mental (UFCSPA); especialista em Saúde Pública. Atua no Serviço de Enfermagem Psiquiátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
Gustavo Menezes: Antimanicomial. Enfermeiro especialista em Saúde Mental; mestre em Saúde Comunitária; doutorando em Saúde Pública; e professor assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais: lançamento da revista alusiva à Semana da Enfermagem

13 de maio - quinta-feira

16h - Papel de conselhos, sindicatos e outras organizações sociais dentro de uma democracia - Projetos de Lei de interesse da Enfermagem e o papel da categoria e do conselho nessa luta

Ministrantes:
Márcio Félix: advogado, graduado pela Unisinos. Consultor UNESCO/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2013-2014). Diretor da Divisão de Processos Éticos e Fiscalizatórios do Coren-RS (2015-2019). É sócio do Escritório Félix, Floriano & Rondon Advogados Associados.
Silvana Piroli: presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv); diretora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); professora e ex-vereadora em Caxias do Sul; faz parte da direção estadual da CUT.

14 de maio - sexta-feira

16h - Enfermagem e o Uso das Redes Sociais

Ministrantes:
André Tamura: pai e marido. Fundador e diretor executivo da WeGov (empresa especializada em inovação no Serviço Público). Empreendedor entusiasta da inovação no setor público e das transformações sociais. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.
Dagmar Elaine Kaiser: enfermeira; doutora em Enfermagem; diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS); membro da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE); editora associada da Revista Gaúcha de Enfermagem; professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS.

17 de maio - segunda-feira

16h - SUS e o trabalho da Enfermagem - contexto da Atenção Primária de Saúde

Ministrantes:
Sandra Rejane Soares Ferreira: enfermeira da Gerência de Saúde Comunitária (GSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Coordenadora Adjunta do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica da ABEn Nacional. Mestre em Enfermagem; especialista em: Saúde Pública; Saúde Coletiva e Recursos Humanos; e Educação Popular. Autora e organizadora de livros e protocolos assistenciais para o SUS. Foi professora na graduação da Enfermagem por 12 anos nas universidades Ulbra Canoas; PUCRS e UFRGS. Coordenou a implantação do Programa de Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade na GSC do GHC e atuou como preceptora e tutora desse programa. Foi membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Coren-RS.
Inara Ruas: diretora do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) - atual presidente em exercício; representa o Sergs no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Alegre.
Priscilla Viégas: técnica de Enfermagem (não atua mais na assistência); formada em Terapia Ocupacional; especialização na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde Mental; mestra em Direitos Humanos. Conselheira Nacional de Saúde, fazendo parte da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde, no qual representa a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato). 

18 de maio - terça-feira

16h - Como manter a motivação em tempos de crise/pandemia

Ministrantes:
Joice Almansa: doutoranda em Psicologia (UFRGS) pesquisando sobre a saúde mental de trabalhadores na área da saúde durante a pandemia, com a proposta de criação de um protocolo de intervenção e um aplicativo, como ferramenta de suporte ao bem-estar. Mestre em Psicologia e Saúde (UFCSPA) no qual foi coautora na validação da Escala de Gratidão para o contexto brasileiro (B-GRAT) e também a realização de uma pesquisa em contexto brasileiro sobre os impactos da pandemia nas emoções positivas e ansiedade. Especialista em Psicodrama com foco psicoterapêutico (PsiViver), psicóloga (Unisul). Desde 2016 atua no desenvolvimento de pessoas em organizações, como Unisul, Grupo Iguatemi, UFRGS, Santa Casa e UFCSPA. Faz parte do Núcleo de Estudos de Psicologia Organização e do Trabalho  (NEPOT - UFCSPA). Atua voluntariamente no Projeto Estratégico de Bem-Estar no Trabalho  da PROGESP-UFCSPA, como profissional e supervisora de atendimentos.
Fabiane Machado: conselheira do Conselho Regional de Psicologia do RS; psicóloga social do Trabalho; especialista em Psicologia Jurídica e Perícia Psicológica; mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS); pós-doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

19 de maio - quarta-feira

16h - Relação interpessoal na Enfermagem

Ministrantes:
Isabel Sant’ana: graduada em Psicologia na Unisinos há 25 anos, atuou em consultório particular por dez anos e no Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre por 2 anos. Atuou como docente na Escola Técnica Cristo Redentor nas disciplinas de Neuropsiquiatria e Relações Humanas do Curso Técnico em Enfermagem por 15 anos. Pós-graduada em Docência e Psicopedagogia Institucional na Universidade Castelo Branco. Como técnica em Enfermagem, atuou por 37 anos nas áreas de emergência e UTI, sendo que 25 anos foram no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Funcionária pública municipal aposentada desde 2018.
Mayte Amazarray: psicóloga; mestre em Psicologia Social e Institucional; doutora em Psicologia. Professora da UFCSPA, onde atua também como coordenadora do curso de Psicologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde. Investiga temas ligados à Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco em Saúde do Trabalhador.
Vera Beatriz Rodrigues Soares: técnica de Enfermagem do Hospital Conceição (GHC). Cientista social graduada pela UFRGS. No GHC atua como membro da Comissão Especial de Promoção de Igualdade Racial; do Comitê de Bioética e da Comissão Especial de Gênero. Foi membro do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem do Coren-RS na gestão 2018-2020 e, atualmente, é conselheira do Coren-RS (gestão 2021-2023).
Liane Righi: Enfermeira. Sanitarista. Doutorado em Saúde Coletiva. Departamento de Saúde Coletiva. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

20 de maio - quinta-feira

16h - Cuidado em saúde – a comunicação e o resgate do ser: comunicação não violenta entre profissional e paciente e como a comunicação pode colaborar para um atendimento mais humanizado

Ministrante:
Maria Júlia Paes da Silva: profa. Titular aposentada da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. Ex-pesquisadora 1A pelo CNPq. Autora dos livros: Comunicação tem remédio; O amor é o caminho  - maneiras de cuidar; No caminho - fragmentos para ser melhor; entre outros.

Mais: lançamento do documentário.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalistas Joanna de Oliveira Ferraz e Ronan Dannenberg
DRT/RS 12.176 e DRT/RS 13.181