11/06/2021
CORONAVÍRUS: REPRESENTANTES DO RS NA FORÇA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO RELATAM INADEQUAÇÕES EM SERGIPE
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela assistente de coordenação do Departamento de Fiscalização (Defisc), enfermeira Thais Longaray, e pelo enfermeiro fiscal Fábio Meller da Motta, participou de 17 a 21 de maio de um mutirão de fiscalização em 14 instituições de saúde no interior e na Capital do Estado de Sergipe (SE). Foram inspecionados hospitais, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação foi liderada pela Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O objetivo foi identificar e corrigir irregularidades que prejudicam o atendimento à população, com foco no combate à Covid19. Foram constatadas diversas inadequações e ilegalidades relativas ao exercício profissional, evidenciando a precariedades dos serviços de saúde, como: ausência de locais adequados para descanso das(os) profissionais de Enfermagem; irregularidades estruturais e de fluxos de atendimento que põem em risco pacientes e profissionais; entre outras.

“A meu ver, a situação mais preocupante constatada refere-se às adaptações realizadas nos serviços para atendimento do alto fluxo de pacientes, que muitas vezes não atendem às normas de segurança, colocando todos em risco. Os profissionais de Enfermagem estão trabalhando exaustivamente e sem condições de proteção e segurança”, relata Thais.

O enfermeiro fiscal Fábio explica que esse tipo de ação também acaba aproximando os Conselhos das(os) profissionais. “Os fiscais realizam uma abordagem fiscalizatória orientativa nas instituições, com objetivo de adequações e melhorias das ações de Enfermagem nesse período de pandemia. E proporcionando, ainda, atualização de informações para o seguimento dos processos administrativos e judiciais”, diz.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Ascom – Coren Sergipe)
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176
Galeria de fotos