entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
11/06/2021
Coronavírus: Coren-RS participa de reunião sobre novo modelo de distanciamento adotado no Estado

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira e enfermeira Sônia Regina Coradini, participou como ouvinte no dia 02 de junho de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS). O encontro ocorreu de forma virtual e contou com a presença de representantes de instituições e de outros conselhos; deputados; e demais autoridades (saiba mais aqui).
 
A pauta foi o novo modelo de distanciamento controlado adotado pelo Governo do Estado e as perspectivas da pandemia no RS. As(Os) participantes demonstraram preocupação com o modelo atual, que pode agravar novamente a pandemia. Alguns dos pontos levantados foram o fato de o Executivo estadual estar, em certa medida, relegando responsabilidades aos municípios e abrindo mão da sua coordenação técnica e o quanto a extinção do uso das cores das bandeiras (vermelha, laranja, preta) por regiões pode passar uma impressão de falsa normalidade à população.

Além disso, as(os) participantes destacaram a necessidade de mais ações preventivas, como o reforço do rastreamento de contatos com pacientes positivos Covid e ampliação de testagem. Com relação ao modelo anterior de distanciamento controlado, foi ressaltado que era baseado na premissa de número de leitos para atendimento como indicador. Por fim, todas(os) concordaram que o Governo do RS deve avançar e aprimorar a comunicação com a sociedade em relação à pandemia.

O Coren-RS seguirá acompanhando a situação. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da ALRS)
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz DRT/RS 12.176