Dimensionamento em Enfermagem
Com a missão de disciplinar, normatizar e fiscalizar o exercício ético, legal e seguro da Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem elaborou o Parecer Normativo 001/2024.

Este, objetiva amparar todos os profissionais de Enfermagem e instituições de saúde no que se refere à relação mínima necessária entre quantitativo de trabalho e de pessoal, que ofereça condições de segurança na atenção à saúde, assim como possibilite a promoção da saúde ocupacional destes profissionais. A organização de serviços seguros por parte de gestores públicos e privados, dependem deste parâmetro de qualidade.

O dimensionamento adequado de pessoal de Enfermagem deve, portanto, ser encarado como uma responsabilidade compartilhada entre o Enfermeiro e os seus gestores, pois ambos devem garantir que a assistência seja prestada em sua totalidade, segura e com qualidade. Devem ter a compreensão de que ao compactuarem com déficit de pessoal de Enfermagem, abandonam a preocupação prioritária de ofertar aos clientes, procedimentos baseados na ciência e nas boas práticas, assumindo o risco de erros, ações negligentes, imperícia, imprudência e até do não compromisso com a vida.

Diante deste cenário, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, disponibiliza o sistema “DIMENSIONAMENTO ON LINE”. Ferramenta  facilitadora no processo de coleta de dados e realização do quantitativo de pessoal necessário para prestação da assistência de enfermagem.

Dúvidas em relação ao seu preenchimento podem ser sanadas por e-mail, diretamente com o Enfermeiro fiscal de referência ou ainda pelo nosso Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: sac@portalcoren-rs.gov.br


Tabelas para ajudar na coleta de dados
Precisa de ajuda? Clique aqui.
WhatsApp