Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
11/01/2013
Conheça seu Conselheiro – perfil Aline Alves Veleda

Conselheira Aline Veleda
Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), com mestrado em Enfermagem (FURG) e doutoranda em Enfermagem (UFRGS), Aline começou a atuar na área da saúde em 2005, no Hospital Universitário da FURG, como enfermeira assistencial no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto. Em 2012, assumiu o cargo de professora Assistente I na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, atuando na área de Saúde Coletiva e Materno Infantil. Hoje, aos 30 anos, também integra o quadro de Conselheiros Suplentes do Coren-RS.

- O que fez com que você escolhesse pela Enfermagem?
Em primeiro lugar, a vontade de fazer algo que possibilitasse mudanças e trouxesse diferenciais para qualidade de vida para as pessoas. Em segundo lugar, por acreditar que através da Enfermagem poderia lutar por uma saúde melhor no país. E, por fim, por ter certeza que através da Enfermagem poderia participar de forma ativa nos processos de vida e de luta dos indivíduos e da sociedade.

- O que mais motiva a atuar na área?
O contato e o encontro com as pessoas. A possibilidade de ouvir, tocar e conhecer pessoas, sentir e vivenciar experiências importantes para cada uma delas. Fazer parte de momentos onde os sentimentos tomam conta e a objetividade é necessária, mas não essencial. A Enfermagem me motiva cada vez mais principalmente pela possibilidade de todos estes encontros. Atualmente sou docente universitária e nada mais me motiva do que saber que posso participar da formação profissional de novos enfermeiros que façam a diferença aos coletivos e as comunidades e que, talvez, possam mudar a saúde precária deste país.

- Quais os maiores desafios já enfrentados/a serem enfrentados?
Os maiores desafios enfrentados foi a luta permanente pela valorização do saber da enfermagem, o estar em campo de práticas e ter que estar sempre provando o que você sabe, a qualidade que o seu cuidado apresenta e a segurança que outros profisisonais e o paciente podem ter sobre o seu trabalho. Este sempre foi o meu maior desafio. Além disso, claro existem o desafio pela luta por condições de trabalho adequadas e a luta pelo trabalho transdisciplinar, ainda tão inexistente. Os maiores desafios a serem enfrentados são com certeza a luta pela valorização do profissional da enfermagem e a qualidade do seu trabalho, a luta pelas 30 horas e a qualificação profissional.

- Qual a importância de trabalhar no Coren-RS?
Trabalhar como conselheira no COREN-RS é, com certeza, a realização profissional mais importante da minha carreira como enfermeira, docente e militante pela saúde, pelo SUS e pela Enfermagem. Através desta participação estou tendo a possibilidade de representar minha categoria, lutar por coisas que acredito serem importantes ao coletivo e aproximar o conselho dos setores da educação, formação profissional e de toda enfermagem assistencial do estado. É uma forma de contribuir politicamente pelo fortalecimento da Enfermagem Gaúcha.

- O que já realizou em prol da categoria e o que ainda quer realizar?
Já fiz parte de muitas discussões e debates em prol da valorização do profissional da enfermagem no estado. Nos lugares onde trabalho e frequento sempre procuro levar a luta pelas 30 horas, pela valorização profissional e pelo dimensionamento adequado de pessoal aos debates e as frentes de luta de Enfermagem. Pretendo ainda trabalhar muito nestas áreas para auxiliar estas conquistas.

- Além da satisfação profissional, que outros retornos a Enfermagem trouxe/traz para você?
Muitos retornos incontáveis e inesquecíveis: sorrisos, abraços, chorinhos de bebês, colegas que viraram amigos, conhecimentos novos, crescimento pessoal, encontros e trocas, aprendizados que não podem ser mensurados, apenas ficam na memória para sempre.