entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
24/04/2017
Coren-RS contra as reformas da Previdência e Trabalhista
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se posiciona contra as reformas da Previdência e Trabalhista em curso no país e conclama os(as) profissionais da Enfermagem – enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares - a participarem das mobilizações organizadas pelas entidades representativas no próximo dia 28 de abril, sexta-feira, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, do governo federal, e o Projeto de Lei nº  6.787/2016.

O Coren-RS entende que a PEC nº 287/2016 representa um retrocesso aos direitos conquistados historicamente pelos(as) trabalhadores(as), principalmente os(as) da saúde e, consequentemente, da Enfermagem. Já a proposta de reforma trabalhista, para o Conselho, desmonta os direitos dos(as) trabalhadores(as), destruindo o que foi conquistado com a CLT.

O Conselho também destaca que a maioria dos(as) profissionais da Enfermagem, cerca de 85%, são mulheres que, muitas vezes, recebem salários menores que os dos homens para exercer os mesmos trabalhos, ou fazem uma terceira ou quarta jornada. Portanto, essa reforma da Previdência representa um retrocesso nos direitos trabalhistas, nos direitos das mulheres e nas lutas da Enfermagem brasileira.

Diante disso, manifestamos nosso repúdio à PEC 287/2016 e ao PL  nº 6787/2016 e reafirmamos o nosso compromisso nas lutas em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as), em especial dos(as) profissionais da Enfermagem, bem como na defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS), conquista da sociedade civil e importante política pública. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional 
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695