entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
12/06/2017
Em audiência pública, Coren-RS reafirma sua posição contrária ao ensino a distância na área da Saúde
Em audiência pública na quarta-feira (07), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reafirmou a sua posição contrária à formação a distância na área da Saúde (EaD). A promoção foi da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia (CSMA), por proposição do deputado Valdeci Oliveira, vice-presidente da CSMA, em conjunto com o Fórum dos Conselhos Regionais . O evento reuniu representantes de conselhos estaduais de profissões ligadas à área da Saúde, de diretórios acadêmicos e do Conselho Nacional da Saúde, representando pela conselheira Maria Luiza Jaeger.

Representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), o conselheiro Ricardo Haesbaert falou que o Coren-RS já discute há muito tempo o tema. Lembrou que no ano passado, em conjunto com a CSMA, foi realizada uma audiência pública específica para tratar sobre o ensino a distância na enfermagem. “A enfermagem é uma das profissões mais atingidas por vagas abertas e sofre ações predatórias das empresas que buscam ganhar dinheiro em cima da vida das pessoas”, alertou. Ricardo também afirmou que o O Coren-RS tem uma posição nítida contrária ao ensino a distância e que existem projetos tramitando no Senado e Câmara Federal no sentido coibir o ensino a distância na área da enfermagem.

Todos os conselhos e entidades presentes foram unânimes ao reafirmarem sua posição contrária a esta modalidade de ensino. Também participaram do evento, as conselheiras do Coren-RS Margarita Unicovsky e Nelci Dias, e a integrante da Comissão dos(das) Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS, Úrsula Stüker.

Como encaminhamentos, foi aprovada a criação de um projeto de lei no Estado para limitar o ensino a distância; a elaboração de uma cartilha conjunta com informações para a sociedade sobre os riscos do ensino EaD na área da Saúde; o encaminhamento de moções de apoio ao PL 5414/2016, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde; e a formação de uma rede de comunicação para divulgar documentos para ajudar no debate e na mobilização contra o EaD. Também foi aprovado um Manifesto contra o Ensino a Distância na Saúde, que será entregue a autoridades estaduais e federais exigindo a não autorização de cursos da área da saúde nesta modalidade. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695
Galeria de fotos