30/08/2017
Conselho presente na aula inaugural de mestrado profissional em Enfermagem, na Unisinos
Cinco alunos(as) farão o mestrado gratuitamente, graças a convênio entre Cofen e Capes

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, participou na sexta-feira (25) da aula inaugural do mestrado profissional em Enfermagem, no campus da Unisinos, em Porto Alegre. Do total de vagas disponibilizadas pelo programa de pós-graduação da universidade – cujo foco será a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) –, cinco são de enfermeiros(as) beneficiados(as) pelo convênio firmado entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Daniel, que participou da mesa de abertura, falou sobre a necessidade de maior aproximação entre a formação e a prática profissional. Ele saudou a Unisinos por promover um mestrado sobre um tema tão importante para o dia a dia da assistência de Enfermagem, como a SAE. “Esse programa do Cofen é muito necessário e oportuno. A valorização da nossa profissão se dá por meio do conhecimento que é produzido, pela pesquisa, e também pela excelência na prática do dia a dia, nos serviços de saúde”, afirmou. A aula seguiu com uma palestra sobre a SAE realizada pelo enfermeiro e professor Rinaldo de Souza Neves.

No estado, mais duas instituições aderiram ao convênio, oferecendo vagas gratuitas em mestrados profissionais – a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria. As bolsas visam a formação de 500 profissionais em cinco anos. O Rio Grande do Sul teve o maior número de enfermeiros(as) interessados(as) em aderir ao programa em todo o país.

Saiba mais:

Mestrado profissional Cofen/Capes abre seleção de universidades
Abertos editais no RS: mestrados gratuitos para enfermeiros(as)
Unifra abre inscrições para mestrado gratuito em Enfermagem

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176