entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
24/07/2018
Resolução veda que enfermeiros(as) ensinem técnicas de Enfermagem a cuidadores(as) de idosos(as)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, na quinta-feira (19/07), a Resolução nº 0582/2018 (acesse clicando aqui), que proíbe que enfermeiros(as) ensinem técnicas e procedimentos de Enfermagem a cuidadores(as) de idosos(as).

Cuidadores(as) de idosos(as) não são profissionais da Enfermagem, mas sim apenas uma ocupação sem nenhum tipo de regramento para a atividade.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), assim como o Cofen, entende que a assistência segura e de qualidade é posta em risco, por meio dos cuidados prestados por pessoas sem formação adequada e nem regramento, como os(as) cuidadores(as).

Os(As) cuidadores(as) devem ficar responsáveis apenas por atender as necessidades humanas básicas nas quais não se tenha necessidade de emprego de cuidados e técnicas de Enfermagem. O restante da assistência é privativa dos(as) profissionais de Enfermagem, conforme legislação. Alimentação por sonda e banho de leito, por exemplo, não podem ser realizados por cuidadores(as) pois são cuidados/ técnicas de Enfermagem.

“O Coren-RS não compactua com esse tipo de cuidado. O objetivo da resolução é frear a disseminação desses cuidadores e reforçar o papel e a importância da Enfermagem dentro das ILPIs [Instituição de Longa Permanência para Idosos]”, diz a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176