03/09/2018
Encontro de enfermeiros(as) RTs de Ijuí e região reúne 200 profissionais
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta quinta-feira (30/08) à tarde, em Ijuí, no Hospital de Caridade, um encontro com Enfermeiros(as) Responsáveis Técnicos(as) – RTs da cidade e da região. Participaram, no total, 200 profissionais, que estão à frente de instituições de saúde públicas e privadas.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, fez a saudação inicial, ressaltando a importância de uma maior aproximação entre o Conselho e os(as) RTs. Na sequência, a enfermeira fiscal Thais Longaray, da Subseção de Caxias do Sul, falou sobre as atribuições dos(as) RTs, linhas gerais sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e registros de Enfermagem.

Ela ainda apresentou uma planilha eletrônica que auxilia no cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem. A planilha foi desenvolvida pelas enfermeiras fiscais Camila Pastoriza e Muriel Silva, pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, e pelo Analista Programador Patrick Pantoja, do Departamento de Tecnologia da Informação, que atuam na Sede, em Porto Alegre, e está disponível no site do Coren-RS (acesse clicando aqui). 

“O dimensionamento se constitui em uma ferramenta importante para o planejamento das ações, garantindo uma assistência livre de danos aos usuários”, ressaltou Thais, que, durante a apresentação, contou com o apoio e a colaboração do enfermeiro fiscal Fábio Meller da Motta, da Subseção de Santa Rosa.

O mesmo conteúdo passado por Thais foi apresentado pela enfermeira fiscal Carmen Schultz, da Subseção de Santa Rosa, a RTs em uma sala anexa ao auditório principal. A reunião contou ainda com a presença da conselheira Carine Amabile Guimarães.

Encontros com RTs passarão por mais cinco cidades. PARTICIPE!
A reunião faz parte de uma série de atividades com os(as) RTs pelo interior do Estado, que ocorrerá de agosto a outubro. A primeira cidade que recebeu a iniciativa foi Pelotas (23/08) - saiba mais clicando aqui.

Os próximos encontros serão em Santa Cruz do Sul (05/09), Caxias do Sul (18/09), Passo Fundo (10/10), Santa Maria (17/10) e Uruguaiana (25/10). Apesar de os(as) RTs estarem recebendo uma convocação oficial do Conselho, é imprescindível fazer a inscrição prévia na cidade escolhida (acesse clicando aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos