24/12/2018
Coren-RS promove Encontro de Capacitação sobre Protocolos de Enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na quarta-feira (19/12), na Sede, em Porto Alegre, o Encontro de Capacitação sobre Protocolos de Enfermagem. Pelo Coren-RS, participaram o presidente, Daniel Menezes de Souza, as conselheiras Nelci Dias, Cecilia Brondani e Carine Guimarães, a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, a enfermeira fiscal Flávia Carneiro, a enfermeira fiscal e ouvidora, Juliana Neves, e a enfermeira Rejane Seibel (que faz parte da Câmara Técnica Saúde da Mulher). A equipe de conselheiras(os) e funcionárias(os) recebeu para a capacitação diversas enfermeiras da Atenção Primária.

Também estavam presentes a conselheira federal e enfermeira do RS Rosangela Gomes Schneider, e as presidentes do Coren-SC, Helga Bresciani, e do Coren-PR, Simone Peruzzo – as três também participaram, na quinta-feira (20/12), do 4º Encontro Técnico da Região Sul (saiba mais clicando aqui), no Coren-RS.

Durante todo o dia, o grupo, liderado por Helga, trocou conhecimentos e debateu acerca dos protocolos de Enfermagem, especialmente em relação à Atenção Básica. A presidente do Coren-SC fez parte de uma comissão especial do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que compilou as diretrizes para a elaboração de protocolos de Enfermagem na Atenção Básica em todo o país. Essas diretrizes foram aprovadas recentemente, na 505ª Reunião de Plenário do Cofen.

Um dos resultados da reunião foi o esboço da montagem de um grupo de enfermeiras(os) da Atenção Básica para auxiliar e instrumentalizar os municípios do RS na construção de protocolos de Enfermagem, particularmente na Atenção Básica. Esse grupo, que será estruturado pelo Coren-RS, com a participação de enfermeiras(os) colaboradoras(es), deve começar a atuar em 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Galeria de fotos