entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
22/07/2019
Comissão sobre Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica começa a estruturar suas ações
A Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/ Primária do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou reunião na quarta-feira (17/07), na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre. Instituída pelo plenário do Coren-RS, a Comissão é composta por conselheiras, profissionais da Fiscalização e enfermeiras dos serviços de saúde. O grupo é coordenado pela conselheira Cecilia Brondani. 

A Comissão está discutindo e organizando como serão feitas as avaliações dos protocolos e montando um check list com os itens essenciais que os protocolos devem conter, respeitando as especificidades regionais. Na quarta-feira, foi avaliado o Protocolo de Atenção à Saúde da Criança de Caxias do Sul.

A Comissão irá se reunir regularmente a fim de elaborar diretrizes gerais para os serviços de saúde e também acompanhar os protocolos já formulados pelos mesmos. O Regimento da Comissão estabelece que todos os municípios que já têm Protocolos de Enfermagem deverão encaminhá-los via e-mail para protocoloenfermagem@portalcoren-rs.gov.br.  

Os protocolos serão avaliados pela Comissão e os pareceres, submetidos à homologação pelo plenário do Conselho. Após aprovação do Coren-RS, os protocolos devem ser incluídos nas rotinas de saúde pública pelo gestor municipal.

Todos os aprovados ficarão disponíveis no site do Coren-RS para consulta pública e podem servir de modelo para os municípios que ainda não formularam os seus. 

Idealizada em dezembro de 2018, a Comissão teve a sua primeira reunião em abril (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Fernanda Ferreira
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
Galeria de fotos