entrei Coren-RS | Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul
10/08/2020
Coronavírus: confira todas as medidas tomadas pelo Coren-RS frente à pandemia de Covid19

Atualizada em 10/08/2020

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu uma série de novas medidas em benefício às(aos) inscritas(os) em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid19) e, também, prezando pelo bem-estar social. Entre as principais, disponibilizou todos os serviços de forma online (detalhes abaixo). Além disso, o vencimento da anuidade passou para 27 de setembro de 2020, ainda com os 10% de desconto para quem pagar até esta data (CLIQUE AQUI). O Coren-RS decidiu, ainda, que profissionais da categoria podem utilizar a Carteira de Identidade Profissional, mesmo vencida, até 23 de setembro. A medida vale para o documento vencido ou que irá vencer no período compreendido entre 23 de março de 2020 a 22 de setembro de 2020. No entanto, a decisão é válida se a(o) profissional portar a Certidão de Regularidade, que pode ser obtida CLICANDO AQUI.

Além disso, foi retomado o atendimento presencial na Sede do Conselho, em Porto Alegre, e nas subseções de Uruguaiana, Pelotas, Santa Rosa, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo. No entanto, atenção: em função da pandemia, serão atendidos somente casos de urgência e mediante agendamento no site do Coren-RS (CLIQUE AQUI para marcar o atendimento). O expediente é das 10h às 16h. Devido à pandemia, a Carteira Profissional não será fornecida no mesmo dia e, preferencialmente, será enviada pelos Correios.

Importante: grande parte dos serviços ainda podem ser feitos online, tanto no site quanto no aplicativo do Coren-RS, ou até mesmo através dos canais disponíveis no final desta nota. 

Proteção - Para a retomada do atendimento, o Conselho tomou uma série de medidas preventivas no objetivo de proteger inscritas(os) e funcionárias(os). Uma das ações é não permitir o acesso sem que a pessoa esteja usando máscara protetora. Também não será permitida a entrada de quem não necessita de atendimento ou de quem não agendou previamente. Empregadas(os) do Coren-RS estarão com escudos faciais e demais dispositivos de proteção, além da disponibilização de álcool em gel para funcionárias(os) e inscritas(os). Outra medida foi a instalação de escudos de acrílico nos locais de atendimento.

Serviços oferecidos no atendimento presencial:
- Renovação 
- Segunda via de Carteira Profissional
- Inscrição
- Reinscrição
- Inscrição secundária
- Transferência
- Registro de especialização
- Cancelamento
- Suspensão temporária

No atendimento presencial, NÃO SERÁ REALIZADO negociação de débitos - o serviço poderá ser realizado diretamente no site, por e-mail cobranca@portalcoren-rs.gov.br ou no telefone (51) 3378-5500

Lembre-se:
- Ao agendar, confira exatamente a data e a hora agendadas os documentos necessários para o serviço selecionado (com ênfase na foto)
- Chegue, no máximo, com cinco minutos de antecedência
- Esteja usando máscara protetora
 
Confira demais medidas: 

- Criado, temporariamente, a prestação de serviços pela internet relativas à inscrição e reinscrição, por meio do e-mail corenprovisorio@portalcoren-rs.gov.br. Saiba como fazer CLICANDO AQUI.

- Atendimento presencial de casos urgentes e por meio de agendamento online (CLIQUE AQUI) na Sede, em Porto Alegre, e nas subseções de Pelotas, Santa Rosa, Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo.

- Prazos para entrega da Carteira de Identidade Profissional:
Sede: 5 dias úteis
Subseções: 10 dias úteis

Alterado para 27 de setembro de 2020 o prazo para:

- Vencimento das anuidades do ano em exercício, mantendo-se o desconto de 10% para o pagamento feito dentro do prazo prorrogado. CLIQUE AQUI para fazer a quitação. 

Alterado para 31 de julho de 2020 o prazo para:

- Requerimento de cancelamento, suspensão e inscrição remida.

Alterado para 23 de setembro de 2020:
- A Carteira de Identidade Profissional, mesmo vencida, pode ser utilizada até 23 de setembro. A medida vale para o documento vencido ou que irá vencer no período compreendido entre 23 de março de 2020 a 22 de setembro de 2020. No entanto, a decisão é válida se a(o) profissional portar a Certidão de Regularidade, que pode ser obtida CLICANDO AQUI.

Alterado para 180 dias:
- O uso de Certidão de Regularidade, emitida online, em substituição à Carteira de Identidade Profissional, para as novas inscrições, acompanhado de outro documento de identidade oficial com foto. 
a) A Certidão possui chave de segurança eletrônica, que será certificada mediante consulta no site www.portalcoren-rs.gov.br.
b) Deverá conter as informações para a comprovação de registro de títulos de especialização técnica de nível médio e pós-graduação, em substituição à carteira de identidade profissional.
- A emissão da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa, sem a compensação da primeira parcela, para os inscritos que efetuarem o parcelamento de todos seus débitos à distância.

Demais medidas:
- Autorizado o exercício profissional no Rio Grande do Sul por 180 dias, dispensados dos procedimentos de transferências e inscrição secundária, para os profissionais com inscrição ativa de Conselhos Regionais de outra jurisdição. Após esse prazo, para continuar no exercício profissional em jurisdição distinta daquela em que mantém sua inscrição de origem, o profissional deverá requerer, obrigatoriamente, a transferência ou inscrição secundária.
- Prorrogado por 180 dias o prazo para regularização da inscrição definitiva realizada na pendência do diploma/certificado a todos os profissionais cujos prazos vençam entre março/2020 e agosto/2020.
- Prorrogado por 180 dias o prazo de validade da Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT).

Decisões que definem as medidas acima

Decisão Coren-RS nº 036/2020 (altera a Decisão Coren-RS 035/2020, dispõe sobre a realização pela internet dos serviços de registro de títulos, inscrição e reinscrição profissional, e dá outras providências)

Decisão Coren-RS nº 070/2020 (altera a Decisão Coren-RS nº 065/2020, que dispõe sobre alterações das decisões nºs 035/2020 e 036/2020 para fins de dispor sobre a renovação e validade da carteira de identidade profissional e a adimplência financeira como exigência para concorrer para eleição de 2020 do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de
Enfermagem)

Confira os canais de atendimento:

Site:
www.portalcoren-rs.gov.br

Aplicativo:
Para sistema Android CLIQUE AQUI
Para sistema iOS CLIQUE AQUI

Redes sociais:
Facebook: facebook.com/coren.rs
Instagram: instagram.com/coren.rs

Ouvidoria:
CLIQUE AQUI
ou
ouvidoria@portalcoren-rs.gov.br

E-mails:
Inscrição e reinscrição: corenprovisorio@portalcoren-rs.gov.br
Dúvidas técnicas e fiscalização: sac@portalcoren-rs.gov.br
Cobranças: cobranca@portalcoren-rs.gov.br

Telefones:
(51) 3378-5500
(51) 3378-5512
(51) 3378-5562
(51) 3378-5518
(51) 3378-5565

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181