29/05/2025 - Semana da Enfermagem do Coren-RS debate as múltiplas dimensões do cuidado e reúne quase 300 pessoas em Porto Alegre



A Semana da Enfermagem 2025 do Coren-RS reuniu quase 300 pessoas, nos dias 27 e 28 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre. Com o tema central “O cuidado de Enfermagem em suas múltiplas dimensões”, o evento ofereceu palestras, oficinas e mesas-redondas a estudantes e profissionais de Enfermagem. “É uma grande alegria estarmos realizando essa Semana da Enfermagem! Especialmente depois das enchentes de maio de 2024, que adiaram a Semana da Enfermagem no ano passado. Esse evento também marca o início das celebrações dos 50 anos do Coren-RS, que serão completados em outubro”, destacou o presidente do Coren-RS, enfermeiro Antônio Tolla, no início da Semana. Com ele, na mesa de abertura, estavam Dagmar Kaiser, representando a Associação Brasileira de Enfermagem – seção RS (ABEn-RS); Ismael Miranda da Rosa, diretor do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs); Julio Cesar Duarte, diretor do Sindisaúde-RS; Ellen Hettwer Magendanz, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da PUCRS; Nilza Lourenço da Silva, membro da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); e Daniel Menezes de Souza, vice-presidente do Cofen.

A programação iniciou com a palestra “Pensando ambientes saudáveis e livres de violência no trabalho da Enfermagem”, com a enfermeira Daiane Dal Pai. Na sequência, ocorreu o lançamento do Observatório da Violência na Enfermagem do Coren-RS. A iniciativa foi apresentada pelo presidente Antônio e pelo conselheiro Edgar Vagner Moraes. O Observatório integra a campanha Basta de Violência na Enfermagem, iniciada em 2024 pelo Conselho, e surge como uma resposta institucional à crescente demanda da categoria por proteção, acolhimento e visibilidade. No Observatório, será possível acessar dados atualizados, relatórios periódicos, orientações e conteúdos que apoiam o fortalecimento de políticas públicas e práticas seguras nos ambientes de trabalho – para acessar, CLIQUE AQUI.

No primeiro dia, o turno da manhã terminou com a palestra “Raciocínio clínico no atendimento às principais emergências clínicas”, com a enfermeira Michelle Dornelles Santarém. À tarde, houve três oficinas: “Atualização sobre as tecnologias no cuidado de pessoas com feridas”, com Luciana Porto e Adriana Rosa Spader; “Suporte Básico de Vida: manejo da PCR”, com Elcilene Terra e Rui Garcia; e “Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs): constelação familiar, reiki e acupuntura”, com Daniele Giroleti Taveira, Eva Joseane Fontana e Eliane Rabin.

O segundo dia começou com as mesas-redondas “O cuidado que faz sentido: a prática da Enfermagem em múltiplas dimensões do ser”, com Marta Góes e Eliane Rabin; e “Enfermagem no atendimento do AVC: identificar rápido, agir para salvar vidas”, com Marcelo Klu e Paola Romero, pela manhã. À tarde, houve as mesas-redondas “A importância do letramento racial no combate ao racismo na Enfermagem e na atenção à saúde da população negra”, com Gisele Cristina Tertuliano e Elaine Oliveira Soares; e “Protagonismo da Enfermagem no cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, com Adriana Roese e Vivian Hoffmann. O evento encerrou com a palestra “Costurando saberes: as infinitas possibilidades da Enfermagem”, com Tiane Muriel.

Todas as atividades da Semana foram mediadas por conselheiras e conselheiros do Coren-RS. A mesa-redonda “A importância do letramento racial no combate ao racismo na Enfermagem e na atenção à saúde da população negra” teve um momento especial. A conversa foi mediada pela conselheira Célia Mariana Barbosa de Souza, que recentemente teve um artigo publicado na revista Science, uma das mais importantes publicações científicas do mundo (saiba mais aqui). O plenário do Conselho a presenteou com flores e chocolate, como forma de reconhecimento a essa grande conquista. Célia é a primeira enfermeira brasileira a ter um artigo divulgado na Science.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176