02/09/2021 - Coren-RS participa do 72º CBEn e do 3º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo enfermeiro Uiasser Franzmann (que compõe o GT de Saúde Mental da autarquia), participou do 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) e do 3º Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental. Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional, ocorreram de 25 a 28 de agosto, de forma virtual.

Também participaram as autoras dos trabalhos vencedores do concurso científico que ocorreu no II Encontro Gaúcho de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria do Coren-RS, em 20 de agosto (SAIBA MAIS AQUI).

Uiasser destaca que a participação do GT de Saúde Mental foi importante para articulação e trocas com outras(os) profissionais de Enfermagem da área. Ele ressalta, ainda, que houve discussões relevantes sobre o processo de formação de profissionais de Enfermagem, temática que vem sendo discutida pelo GT e nos encontros de saúde mental promovidos pelo Coren-RS em 2019 (saiba mais aqui) e 2021. “Cabe destacar que reafirmamos o compromisso de defender políticas públicas e gratuitas e nosso posicionamento por um cuidado em liberdade, no território e em consonância com as realidades locais. Somos contrários ao desmonte de ações e serviços de cuidado em saúde mental que vem ocorrendo por parte de políticas de governo excludentes”, afirma.

Ao fim do evento, foi elaborada a Carta de Florianópolis da Enfermagem em Saúde Mental, que congrega o que foi discutido e traz uma série de sugestões e encaminhamentos. Para acessar, CLIQUE AQUI.

O congresso
Historicamente, o CBEn é o maior evento e representa um marco na Enfermagem Brasileira. Reúne profissionais graduadas(os), técnicas(os) e parteiras, no âmbito acadêmico e assistencial, de todas as especialidades; estudantes de graduação, pós-graduação e nível técnico, para compartilhar saberes e experiências da profissão, bem como, situar a Enfermagem no cenário histórico, político e cultural do país.

Para saber mais, ACESSE AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da ABEn Nacional)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176