25/01/2022 - Coren-RS se reúne com representantes de hospital de Santa Maria que restringiu acesso de profissionais à maternidade



A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Rosangela Gomes Schneider, e a conselheira Cecília Brondani estiveram no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA), em Santa Maria, após denúncias referentes à restrição de profissionais à maternidade que não sejam da própria instituição de saúde. As dirigentes se reuniram com representantes do hospital no intuito de entender o posicionamento e buscar uma solução.

Rosangela e Cecília foram recebidas pelo enfermeiro responsável por áreas abertas do HCAA, Maiquel Lopes, e pelo advogado Carlos Waihrich Neto. “Conversamos e reforçamos algumas diretrizes para que o processo seja conduzido de maneira que a enfermagem seja respeitada”, relatou Rosangela.

Além de denúncias recebidas, o Coren-RS tomou conhecimento de um comunicado do HCAA direcionado ao às(aos) médicas(os) da instituição, instruindo que mulheres que tenham parto normal sejam assistidas exclusivamente pela equipe de Enfermagem da própria casa de saúde. O Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS está atento à situação e tomando as medidas cabíveis. Além disso, o Conselho apoia a carta aberta redigida por profissionais da Enfermagem e outras(os), como fisioterapeutas e doulas. O documento pede a revogação desta restrição. Assine a carta CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS

Texto: acadêmico de Jornalismo Paulo Costa

Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)