25/05/2022 - Coren-RS realiza live sobre Suporte Intermediário de Vida (SIV): assista!



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu nesta terça-feira, 24 de maio, uma live sobre Suporte Intermediário de Vida (SIV). Participaram da mesa redonda virtual o enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, coordenador geral da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen); o auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes (conhecido como Luizão), conselheiro do Coren-RS, que atuou no SAMU de Porto Alegre e que colaborou com a implantação do SAMU em diversos municípios do país; a auxiliar de Enfermagem Ana Carla Bohm, que atua no SAMU de Porto Alegre desde 2001, como membro da equipe de suporte básico de vida; e a enfermeira Rosane Mortari Ciconet, conselheira do Coren-RS, membro da Conue/Cofen, e que contribuiu na criação do SAMU de Porto Alegre (no qual foi gestora, educadora e enfermeira assistencial) e de outras diversas cidades do país. A mesa redonda foi transmitida pelo YouTube e pelo Facebook do Coren-RS e ficou disponível para assistir AQUI e AQUI.

Eduardo falou a respeito da normatização do Cofen sobre a assistência de Enfermagem no âmbito da urgência e emergência. Luizão e Ana Carla trouxeram relatos das suas experiências profissionais no SAMU. Rosane, por sua vez, também citou a regulamentação referente às urgências e emergências e destacou o quanto a Enfermagem é pioneira na implantação, manutenção e êxito de serviços como o SAMU.

As(Os) estudantes e profissionais de Enfermagem que estavam assistindo ao vivo mandaram uma série de contribuições e perguntas, que enriqueceram o debate. A live desta terça-feira marca mais uma atividade em parceria entre a Conue/Cofen e o Coren-RS no mês de maio. Entre os dias 02 e 04, houve visitas a bases de SAMU (saiba mais AQUI) e, no dia 03, o Encontro de RTs - Enfermagem - Urgência e Emergência (saiba mais AQUI).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176