26/10/2022 - Lançado Protocolo de Enfermagem na APS voltado à Saúde Mulher



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lançou mais um Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). Em live realizada no Facebook e no YouTube, foi apresentado o documento voltado à Saúde da Mulher. É o terceiro protocolo desenvolvido pelo Conselho, trabalho desenvolvido pela Comissão de Protocolos da autarquia. O material é de livre uso para as(os) profissionais da categoria e pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Além do documento sobre Saúde da Mulher, já estão disponíveis os protocolos de Saúde da Criança e do Adolescente e, também, de Hipertensão e Diabetes. Todos são robustos documentos com orientações e demais informações para o trabalho na APS. “Um excelente e necessário trabalho. É a Enfermagem recebendo subsídios para avançar”, destacou a presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider.

A utilização de protocolos de Enfermagem está inserida em um contexto internacional para o aumento da resolutividade da atuação da(o) enfermeira(o) pautada nas práticas avançadas em Enfermagem. Nesta perspectiva, o Coren-RS instituiu em 2019, por meio da Decisão nº 85/2019, o regramento da Comissão de Protocolos de Enfermagem na APS/AB, com a finalidade de construir e implementar protocolos para o RS.

Na live de lançamento, integrantes da Comissão de Protocolos detalharam o documento e também falaram sobre o cenário atual que envolve a Saúde da Mulher. Participaram as enfermeiras Thais Mirapalheta Longaray (coordenadora da Comissão), Valkíria de Lima Braga e Vanessa Romeu Ribeiro. Além delas, participam demais profissionais da categoria com ampla experiência e conhecimento técnico.

O Coren-RS ressalta a necessidade de considerar para além de suas diretrizes as especificidades locorregionais, bem como as singularidades de cada usuário para a tomada de decisão. O conteúdo poderá ser assumido na íntegra ou adaptado às diferentes realidades municipais, configurando-se como protocolo institucional.

Confira quem compõe a Comissão:

- Enfermeira Thais Mirapalheta Longaray (Coren-RS) - especialista em Urgência, Emergência e Trauma, mestre em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS.

- Enfermeira Carlice Maria Scherer (Sociedade Educacional Três de Maio) - especialista em Urgência, Emergência e Trauma, especialista em Educação na Área da Saúde: Enfermagem, mestre em Educação nas Ciências.

- Enfermeiro Fábio Meller da Motta (Coren-RS) - especialista em Saúde da Família, especialista em Obstetrícia.

- Enfermeira Janilce Dorneles de Quadros (Secretaria Estadual da Saúde) – especialista em Atenção Básica em Saúde Coletiva, mestre em Ensino na Saúde.

- Enfermeira Pâmela Leites de Souza Steffen - enfermeira, mestre em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS, especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade.

- Enfermeira Tainá Nicola (Secretaria Estadual da Saúde) - especialista em Saúde da Família, especialista em Atenção Básica em Saúde Coletiva, mestre em Enfermagem.

- Enfermeira Vanessa Romeu Ribeiro (Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande) - especialista em Gestão em Saúde e Controle de Infecção.

- Enfermeiro Valdecir Zavarese da Costa (Universidade Federal de Santa Maria) - Doutor em Educação Ambiental, mestre em Ciências da Saúde, especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

- Enfermeira Scheila Mai (Unisinos e Grupo Hospitalar Conceição) - Mestre em Saúde Coletiva, especialista em Estomaterapia, em Atenção Básica, em Informática na Saúde, em Docência e em Gestão em Saúde.

- Enfermeira Valkíria de Lima Braga (18º CRS/SES-RS) - Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181